GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Secretaria de Esportes de Caraguatatuba abre inscrições para modalidades na próxima segunda-feira (6)

A Secretaria de Esportes e Recreação (SECER) de Caraguatatuba informa que as inscrições para as modalidades oferecidas nos núcleos esportivos começam na próxima segunda-feira, 6 de março, das 8h às 16h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), Ginásio do Getuba e nos Ciase’s (Centros Integrados de Ações Sócioeducativas) do Sumaré e do Travessão.  As aulas são ministradas pelos professores da Secretaria nos períodos da manhã, tarde e noite.

 
Os documentos necessários para efetuar o cadastro dos alunos menores de 18 anos são: RG, CPF e comprovante de residência do responsável e RG ou certidão de nascimento do menor, uma foto 3x4 e exame médico. Os adultos precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência, uma foto 3x4 e exame médico no momento da inscrição.  Os documentos devem ser originais. As vagas são limitadas e a falta de algum dos documentos implica na não efetivação da inscrição.

Os interessados poderão fazer gratuitamente aulas de modalidades como aeroboxe, atletismo, alongamento, basquete, boxe, futsal, futebol, ginástica (3ª Idade, funcional, aeróbica e localizada), handebol, hapkido, hatha ioga (físico), hidroginástica, jiu-jítsu, judô, musculação, natação, natação ACD, karatê, krav magá, stand up paddle, raja ioga (filosofia e meditação) surf,  taekwondo, tênis, vôlei adaptado, voleibol e zumba. 

Mais informações pelo telefone (12) 3885-2200, de segunda a sexta, das 8h às 16h.  A Secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia.

Confira os locais das inscrições para as modalidades da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba

Ciase Sumaré – Av. Siqueira Campos, 705 – Sumaré. Tel.: 3881-3716 

Ginásio do Getuba – Rua: Seishi Yoshimoto, 120 – Getuba. Tel.: (12) 3882-1699

Ciase Travessão – R. Henrique Maximiliano Coelho Neto, 100 – Travessão. Tel.: (12) 3887-9431

Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) – Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Tel.: (12) 3885-2200. 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Times de futebol amador disputam torneio em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba

Para comemorar o aniversário de 160 de Caraguatatuba, será realizado o “Torneio Início Aniversário da Cidade 2017”, reunindo os times de futebol amador das três divisões do município. O campeonato será iniciado no dia 05/03. A competição é disputada no regime de eliminatórias simples.

O torneio tem formato eliminatório e será disputado por 54 equipes. Serão realizados 53 jogos, incluindo a decisão, que será disputada no dia 23/04 (domingo), no Campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), às 11h.

A programação dos jogos pode sofrer alterações caso não haja condições climáticas para a realização das partidas.

O jogo de abertura do torneio será E. C. Tabatinga contra Atlântico Norte, próximo domingo, dia 05/03, às 11h, no campo do Cemug. Em seguida, às 13h, haverá Cruz de Malta e Brasília. Após, às 15h, o Caputera disputa com o Santa Cruz.

O Campo do Estrela do Morro, no Morro Algodão, recebe Porto Novo e Atlético Casa Branca, às 13h. Na sequência, às 15h, o Perequê-Mirim encara o Saramandaia.

O Torneio Início Aniversário da Cidade é uma realização da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.

Curso rápido de Padaria Artesanal terá novas turmas no Perequê-Mirim

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba abre as inscrições para os cursos rápidos da Padaria Artesanal, projeto que tem a parceria do Fundo Social do Estado.

O curso será oferecido no CIASC (Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais) do bairro Perequê Mirim. Serão quatro aulas de salgados com 15 vagas para o período da manhã e 15 para o período da tarde.

As inscrições devem ser feitas no local - Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 2161, nesta sexta-feira e nos dias 6 e 7. As aulas acontecem nos dias 8, 10, 13 e 15.

Os cursos rápidos são iniciativas coordenadas pelo Fundo Social e Secretaria de Desenvolvimento Social para que os espaços sejam sempre usados pelo povo.

As pessoas que participam dos cursos são encaminhadas pelos CRAS – Centros de Referencia da Assistência Social e participam de um processo de acompanhamento.

“São estruturas que pertencem à comunidade e nós estamos nos esforçando para que todos possam usufruir desses espaços e com isso ter a oportunidade de ter uma renda extra, fazendo docinhos para festas, salgadinhos e agora, até macarrão caseiro”, disse Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

No Núcleo do Morro do Algodão, 20 pessoas já concluíram o curso rápido de salgados e já estão nos módulos do macarrão caseiro.

O objetivo do projeto é preparar pessoas para uma nova oportunidade de complemento da renda familiar, além de continuar oferecendo oportunidades à comunidade.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Caraguatatuba celebra o Dia do Consumidor no próximo dia 15 de março

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Como reconhecimento de seu importante papel na sociedade, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Assuntos Jurídicos e Comunicação Social e o Procon, com o apoio do Centro Universitário Módulo, realizam um dia especial em homenagem a todos os consumidores de Caraguatatuba e região.

Palestras, informações e orientações ao público sobre os direitos e deveres do Consumidor estão na programação.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo. Isso serviu de incentivo e modelo para a criação dos demais Procon’s do País.
Serviço:
Palestras - Dia Mundial do Consumidor
Local: Auditório do Centro Universitário Módulo (Campus Centro)
Av. Frei Pacifico Vagner nº 653 – Centro

Programação
Quinta-feira (15)
8h - Abertura do evento com a presença do Secretario de Assuntos Jurídicos, Dr. Sandro Magalhães Reis Albok e o Prefeito Aguilar Junior

8h30 – Palestra
Tema: Direitos do Consumidor / Juizado Especial Cível
Palestrante: Juiz de Direito, Dr. Fabio Bernades de Oliveira Filho

10h - Palestra
Tema: Relações De Consumo Eletrônico
Palestrante: Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Módulo, Prof. Dr. Marcelino Matsuda

O evento retorna às 18h com mais uma série de palestras e segue até as 22h.

18h30 - Presença do Secretário de assuntos jurídicos, Dr. Sandro Magalhães Reis Albok e Tato Aguilar, Presidente da Câmara de Caraguatatuba.

19h00 – Palestra
Tema: O Procon e seu papel frente à Defesa Do Consumidor/Fiscalização
Palestrante: Maria Augusta, Coordenadora do Procon Regional de São José

20h30 - Palestra
Tema: Órgãos de Proteção Do Consumidor/Novo Sistema De Soluções De Conflitos
Palestrante: Presidente da Sexagésima quinta subseção da OAB/SP, Dr.Carlos Felipe Tobias.

22h00 - Encerramento.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com)
Jornalista

Passarela quebrada sobre rio do Ouro é retirada para reforma

Atingida por uma árvore no final do ano passado e há mais de um ano abandonada, a passarela ao lado da ponte sobre o rio do Ouro, nas proximidades do Horto Florestal, foi retirada hoje (02) para reforma.

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) esteve hoje no local e, em poucos minutos, com a ajuda de um caminhão munck, retirou a passarela, que estava com suas estruturas totalmente enferrujadas e o piso retorcido.

A passarela, paralela à ponte, é utilizada principalmente por moradores da região e por cerca de 150 estudantes da EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada, localizada na estrada do Horto Florestal.

Depois da retirada da passarela, que tem aproximadamente 14 metros de comprimento, o local foi isolado com fitas. A ponte será a única alternativa dos pedestres para a travessia do rio. 

Funcionários da Sesep que estiveram trabalhando na retirada das ferragens acreditam que o piso deverá ser reaproveitado. Contudo, a estrutura enferrujada deve ser substituída por madeira tratada.

O secretário de Serviços Públicos, Roberti Costa, estima que, logo que a Secretaria consiga o material necessário para a reforma, será necessária uma semana de trabalhos no local para a instalação da nova passarela. “Nosso objetivo é fazer a substituição o mais rapidamente possível, tornando o local seguro para os pedestres”.  

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Márcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

Regularização fundiária começa no loteamento Jorgin Mar

A Secretaria da Fazenda, por intermédio da Seção de Cadastro – Grupo de Campo, informa que iniciou o recadastramento do loteamento “Jardim Jorgin Mar”, no Travessão. Cerca de 350 famílias devem ser beneficiadas.

A ação de regularização fundiária faz parte do programa de governo do prefeito Aguilar Júnior que visa entregar mil títulos de propriedades este ano. O objetivo da regularização fundiária é principalmente integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades de acordo com a Lei Federal 11.977/2009.

Equipes das Secretarias da Fazenda e de Habitação estão percorrendo o loteamento para identificação da área e levantamento predial. A partir de segunda (6) até o dia 10, os moradores da Rua Hum e Rua Primeiro de Maio devem entregar a documentação de posse/propriedade na Seção de Cadastro.

Do dia 13 ao dia 17 será a vez dos moradores da Rua Olímpia Inácia de Moraes entregarem a documentação. Do dia 20 ao dia 24, os da Rua Lindolfo Batista de Souza; e do dia 27 a 31 de março, os que residem na Rua Jorgina Elias da Silva Santos e Rua Emílio Marcondes Ribas devem levar os documentos exigidos.

A partir dessa verificação das ocupações consolidadas e irreversíveis, localizadas em áreas públicas ou particulares, a Prefeitura de Caraguatatuba poderá efetuar a regularização, fazer o cadastramento do IPTU e autorizar a ligação de água e luz.

De acordo com o diretor de Habitação, Marcos Roberto de Souza, a partir do momento em que os moradores tiverem os documentos em mãos, cada unidade terá uma matrícula própria e o imóvel será valorizado e esses novos proprietários geraram ativos para a economia do município.

Mais informações podem ser obtidas no setor de Cadastro de Campo na sede da Prefeitura de Caraguatatuba, na Rua Luiz Passos Júnior, 50, Centro, ou pelo telefone (12) 3897- 8175 ou 8238.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Cláudia Moysés (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista

Meio Ambiente promove mutirão de limpeza na Praia Brava

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realiza nesse final de semana, dias 04 e 05 de março, um mutirão de limpeza na Praia Brava.

Funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba e frequentadores locais, voluntários, se reunirão para juntos, promoverem uma ação visando a despoluição de umas das praias que mantém as características naturais ainda preservadas e, por isso, é um dos atrativos turísticos da cidade cada vez mais visitados.

Com o desenvolvimento do turismo no Litoral Norte, observa-se o aumento dos impactos da ação humana no meio ambiente, principalmente com relação aos resíduos deixados nos locais visitados.

Esta será mais uma ação envolvendo voluntários para retirada de resíduos deixados nas trilhas, na praia e nos costões rochosos, difíceis de serem retirados pelos serviços de coleta tradicionais.

Programação:

●     8h - Encontro em frente à Marina Martim de Sá e diálogo com os participantes para alinhamento dos trabalhos, bem como reforçar a importânciado mutirão para o meio ambiente e qualidade de vida.

●     9h - Início da coleta de resíduos pela equipe na trilha e em seguida na faixa de areia da Praia Brava.

●     13h - Encerramento da coleta e retirada dos resíduos. Lanche coletivo.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Márcia de Paula (clamorena@gmail.com)
Jornalista

Promotoria de Justiça de Caraguatatuba em AÇÃO

Favor usar esta referência: Nº MP: 37.0739.0001761/2017-7
(a resposta deve ser enviada preferencialmente por e-mail)

Senhor Promotor,

De ordem do Exmo. Sr. Dr. Paulo Juricic, Ouvidor do Ministério Público do Estado de São Paulo, encaminhamos o e-mail abaixo para conhecimento.

Atenciosamente,

Ouvidoria-MPSP

gaas


Prezado(a) Senhor(a),

De ordem do Dr. Paulo Juricic, Ouvidor do Ministério Público do Estado de São Paulo, informamos que sua mensagem foi encaminhada à Promotoria de Justiça de Caraguatatuba para conhecimento.
Qualquer informação adicional ou solicitação a respeito do tema, o(a) senhor(a) deverá se dirigir à Promotoria indicada, através dos contatos abaixo:

Promotoria de Justiça de Caraguatatuba
Endereço: Rua Engenheiro João Fonseca, nº 48 - Centro- CEP. 16.660-200
Telefone:(12) 3882-2180/3882-1099/3883-1039

Atenciosamente,

Ouvidoria-MPSP

gaas
Enviada em: segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 12:52
Para: Ouvidoria MPSP <ouvidoria@mpsp.mp.br>
Assunto: Comunicação ao Ouvidor

Assassinas implacáveis ou vítimas ingênuas? O que se sabe sobre jovens acusadas de matar irmão de líder norte-coreano



Doan Thi Huong (esq) e Siti Aisyah (dir): Doan Thi Huong e Siti Aisyah disseram que foram contratadas para fazer uma 'pegadinha' em um programa de entretenimento
Qual a possibilidade de duas jovens asiáticas que sonhavam em fazer carreira artística serem, na verdade, duas assassinas capazes de utilizar uma arma de destruição em massa para matar o parente do um líder de um país cuja imagem é repleta de mistérios - tudo isso dentro de um dos aeroportos mais movimentados do mundo?

A trama poderia soar exagerada até para uma série sobre espionagem, mas é uma das hipóteses por trás da acusação, na Malásia, de Doan Thi Huong e Siti Aisyah como assassinas de Kim Jong-nam, irmão do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un.
Elas já foram detidas pela polícia e indiciadas por assassinato.
    Siti Aisyah nasceu em um pequeno vilarejo da Indonésia e trabalhava na casa de massagens de um hotel em Kuala Lumpur
    Mas a hipótese atual não soa menos absurda do que a versão dada pelas próprias suspeitas sobre o crime. Elas afirmam que foram contratadas para fazer uma espécie de "pegadinha" que seria filmada por um programa de entretenimento dentro do aeroporto de Kuala Lumpur.

    Nas imagens do circuito interno de televisão do aeroporto, as duas aparecem se aproximando de Kim Jong-nam e esfregando algo no rosto dele.
    Segundo elas, o produto seria óleo para bebês, mas a substância era o gás asfixiante VX - uma arma química proibida no mundo todo.
    Kim estava fazendo check-in para um voo para Macau, onde morava, quando foi atacado e morreu 15 minutos depois.
    Há suspeitas de que o responsável pela contratação desse serviço teria sido o governo norte-coreano. A polícia da Malásia já prendeu um suspeito que seria da Coreia do Norte e ainda procura por outros dois por suposto envolvimento com o crime: um deles seria funcionário da embaixada e o outro trabalharia na companhia aérea estatal.
      Página de Facebook de Doan Thi Houng: Doan Thi Huong publicava fotos de festas glamorosas com o nome de Ruby Ruby no Facebook
      As duas mulheres apareceram algemadas em um tribunal da Malásia, protegidas pelas forças especiais do país, para ser informadas das acusações que pesam sobre elas. Se forem consideradas culpadas, podem enfrentar a pena de morte.

      Vítimas ou assassinas?

      Mas afinal de contas, quem são Doan Thi Huong e Siti Aisyah?
      As duas detidas parecem ter algo em comum: ambas têm origens muito humildes, e deixaram suas casas ainda jovens para tentar a sorte em outras cidades. Elas acabaram se conhecendo na Malásia.
      De acordo com a descrição da polícia malasiana, Huong tem 28 anos e seria "empregada do setor de entretenimento", enquanto Siti, de 25 anos, trabalhava na sala de massagens de um hotel.
      Ri Ju U, um cidadão norte-coreano também conhecido como 'James' foi identificado pelas duas como o homeme que as recrutou para fazer a pegadinha
      O perfil de Huong no Facebook - no qual ela utilizava o nome de Ruby Ruby - é um dos mais analisados pelos investigadores, já que tem fotos em festas glamorosas e muitas selfies. Há rumores de que ela teria feito testes para participar da versão vietnamita do programa Pop Idol, que revela novos talentos da música.

      A família diz que ela deixou o vilarejo onde nasceu no norte do Vietnã quando tinha 17 anos para estudar na capital, Hanói, e raramente voltava para casa. Eles se disseram surpresos ao saber que ela estava na Malásia.
      A madrasta de Huong disse à BBC no Vietnã que a família estava um pouco cansada de toda a atenção internacional que vem recebendo nos últimos dias.
      "Os vizinhos foram solidários conosco porque não conseguem entender como a filha de uma família com valores morais como a nossa possa ter ficado desse jeito", afirmou Nguyen Thi Vy.
      Logo depois de escutar as acusações, Huong afirmou que compreendia a natureza do crime, mas afirmou não ser culpada.
      A outra suspeita, a indonésia Siti Aisyah, foi detida ao lado do namorado malasiano de 26 anos. Ele foi liberado após pagar fiança.
      Ela disse às autoridades da embaixada de seu país que achou que estava participando de um reality show na televisão e que recebeu cerca de US$ 90 (R$279) para esfregar o que ela pensou ser óleo de bebê no rosto de Kim.
      Doan Thi Huong deixou o Vietnã com 17 anos e sonhava com uma carreira no mundo do entretenimento; sua família diz estar cansada da atenção
      Na noite anterior ao assassinato, ela estava em uma festa com amigos. De acordo com um deles, que não quis se identificar, ela estava comemorando o aniversário.

      Em um vídeo, supostamente filmado durante a festa, ela aparece conversando com os amigos sobre como o futuro como estrela da internet.
      Seja qual for a versão que se prove verdadeira - a das assassinas treinadas para usar armas químicas ou a das jovens em busca de fama usadas para cometer um crime internacional -, ambas serão debatidas no dia 13 de abril, quando Huong e Aisyah voltarão aos tribunais para serem julgadas.

      WhatsApp pode voltar à versão antiga de status dos usuários

      Slide 1 de 1: O Google Allo, novo app de mensagens do Google, tem versões para iOS e Android. Como diferencial, o app conta com a ajuda de um robô de conversas que usa inteligência artificial para auxiliar seus usuários a escolher, por exemplo, o restaurante onde podem se encontrar.O WhatsApp pode voltar atrás com os status dos usuários – pelo menos é o que mostra uma recente atualização na versão de testes do aplicativo de mensagens, lançada nesta quarta-feira, 1.
      Na semana passada, a empresa surpreendeu o mercado de tecnologia ao anunciar mudanças no aplicativo – a principal delas, emulando o Snapchat, foi trocar a frase de status do usuário por um feed de fotos e vídeos. Nem todo mundo gostou das alterações – nas redes sociais, usuários protestaram, pedindo a volta das frases antigas.

      WhatsApp Status: O novo recurso foi liberado no País no final da tarde desta quarta-feiraSegundo a nova versão de testes do aplicativo, já disponível para Android e iOS, o status antigo – em formato de texto – voltará a ficar disponível, com novos nomes: "About" e "Tagline", especificamente. Ainda não se sabe, porém, se a novidade chegará para a versão final do aplicativo, utilizada pela vasta maioria dos usuários.
      É importante ressaltar também que a volta do antigo status do WhatsApp vai funcionar em parceria com os novos status de fotos e vídeos – para quem não gostou da novidade, basta apenas ignorar os recursos.

      Brasileira se torna 1ª modelo do mundo com microcefalia: “Ela se transforma no estúdio”

      ana victoria modelo 0217 400x800Ana Victória tem 17 anos e está realizando o sonho de muitas meninas: estrear na carreira de modelo. 
      A diferença é que a jovem está prestes a se tornar a primeira modelo com microcefalia do mundo e tudo começou graças a um projeto de inclusão de uma agência de modelos.

      Modelo com microcefalia: como começou a carreira?

      ana victoria modelo 0217 400x800 2

      “Uma agência convidou Ana Victória para fazer umas fotos para a exposição 'Arte sem Preconceito'. Ela foi e, neste dia, disseram que a Victória tinha jeito de modelo”, relembra a mãe da jovem, Viviane Lima.
      Como não tinha condições financeiras de pagar um book fotográfico para a filha, Viviane contou com a solidariedade de um fotógrafo, uma cabeleireira e uma maquiadora que aceitaram produzir e fotografar Ana Victória sem custos.
      De acordo com Viviane, sua filha sempre gostou de se vestir bem, dançar e se apresentar para as pessoas, mas nunca imaginou que ela pudesse se tornar modelo um dia.
      As fotos foram levadas para a agência de modelos e, em poucos dias, Ana Victória estava fotografando seu primeiro book profissional. 
      “Foram as primeiras fotos dela, estava com pouca maquiagem, colocou salto apenas para fotografar, mas ela se soltou completamente”, relembra Viviane.

      ana victoria modelo 0217 400x1000Melhora no desenvolvimento mental


      Por causa de microcefalia, Ana Victória tem atraso cognitivo de seis a sete anos, mas, segundo sua mãe, esta diferença para a idade real está diminuindo por causa do estímulo que o trabalho como modelo tem proporcionada a ela.
      “Ela se colocou mesmo no papel de modelo durante as fotos e as coisas foram acontecendo rapidamente. Hoje ela fez sobrancelha pela primeira vez, tirou o buço, depilou a perna ecomeçou a treinar a caminhada com salto alto”, explica a mãe da jovem.
      A expectativa agora é que empresas comecem a chamar Ana Victória para fazer campanhas publicitárias de moda.
      “Ela se transforma em outra pessoa quando chega ao estúdio. Acredito que seja uma forma de ela expressar que está fazendo o que quer e o que gosta. Tem ajudado muito no desenvolvimento dela”, comemora Viviane.
      Ainda de acordo com a mãe, Victória está mais calma e concentrada. “O trabalho está estimulando e a ajudando na parte comportamental e de desenvolvimento.”

      ana victoria modelo 0217 400x1750Filhas com microcefalia 


      A filha do meio de Viviane também tem microcefalia e, por isso, ela conta que teve que enfrentar preconceito a vida inteira. 
      “Eu acreditava que o preconceito ia acabar com os anos, mas ele vai evoluindo. Pessoas já disseram que eu estava mentindo sobre Victória ter microcefalia, porque não aceitavam que uma pessoa com deficiência pudesse ser modelo”, explica.
      Contudo, Viviane diz, com orgulho, que se posiciona diante das filhas como um escudo e que o medo do preconceito ficou no passado.
      ana victoria modelo 0217 400x1800
      “Hoje, muitas mães estão passando pelo o que eu passei. Me disseram que a minha filha nunca ia falar, nem andar, mas ela está aí. Que ela seja a menina que vai abrir portas para que,quando a nova geração [de crianças com microcefalia] crescer, alguma coisa tenha mudado”,torce.
      Para Viviane, ver a filha vencer é uma realização como mãe e ela pretende mostrar que ninguém deve nunca se prender a um diagnóstico no papel. 
      ana victoria modelo 0217 400x1800 2
      ana victoria modelo 0217 400x1800 3
      ana victoria modelo 0217 400x1800 4
      ana victoria modelo 0217 400x1900
      ana victoria modelo 0217 400x1900 2
      ana victoria modelo 0217 400x1910
      ana victoria modelo 0217 400x800 0
      ana victoria microcefalia 0217 400x800 2 0