GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 17 de setembro de 2011

Rock in Rio lota hotéis da cidade

Os hotéis do Rio de Janeiro estão praticamente lotados para os sete dias do festival de música Rock in Rio, que acontece a partir do dia 23, informaram nesta sexta-feira as autoridades locais.
A ocupação média na cidade gira em torno de 98,09% e se espera que nos próximos dias se esgotem todos os quartos de hotel ainda disponíveis, segundo cálculos da agência de promoção turística municipal.
O Rock in Rio será realizado nos fins de semana de 23 a 25 de setembro e de 29 a 2 de outubro contando com atrações como Shakira, Coldplay, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Rihanna, Elton John, Lenny Kravitz e Guns N'Roses, dentre outros.
Os 600 mil ingressos postos à venda inicialmente se esgotaram em maio, gerando um sétimo dia de espetáculo, com um novo lote de 100 mil entradas, que também acabaram em poucas horas.
O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, disse que 45% do público, cerca de 315 mil pessoas, são turistas. 'Na Prefeitura nós imaginávamos que haveria uma grande afluência de turistas, mas felizmente o resultado está acima das expectativas', disse em comunicado.
As autoridades calculam que o festival de música gere um impacto econômico de US$ 419 milhões no Rio de Janeiro. EFE

Comitê pede que Wikileaks não divulgue nomes de jornalistas por segurança

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) pediu nesta sexta-feira que os responsáveis pelo Wikileaks evitem revelar a identidade dos jornalistas que apareçam nos documentos publicados pelo site para não pôr suas vidas em risco.
'O Wikileaks tem que se responsabilizar por suas ações e fazer tudo que esteja ao seu alcance para reduzir os riscos para os jornalistas nomeados em seus documentos', afirmou o diretor-executivo do CPJ, Joel Simon.
O CPJ lamentou o caso de um jornalista etíope cuja identidade apareceu há semanas em informes diplomáticos dos Estados Unidos publicados pelo Wikileaks que teve que abandonar seu país após receber pressões das autoridades.
O jornalista, identificado como Argaw Ashine, foi interrogado dois dias mais tarde pela Polícia e ameaçado com represálias se não revelasse a identidade de suas fontes.
O jornalista etíope detalhou ao CPJ que no final de semana passado optou por fugir de seu país e agora está em um novo local não-revelado por motivos de segurança.
'Aparecer em um destes documentos pode facilmente oferecer aos Governos repressivos uma oportunidade perfeita para castigar jornalistas e outros ativistas', acrescentou o diretor-executivo do CPJ.
O nome de Ashine apareceu em um informe diplomático de meados de 2009 no qual cita uma fonte oficial assegurando que as autoridades etíopes dispunham de uma lista de seis jornalistas do jornal 'Addis Neger' marcados como 'alvos'.
Meses mais tarde, os diretores optaram por fechar o jornal e abandonar o país 'por temor que fossem silenciados ou processados sob leis antiterroristas'. EFE

Autoridades exigem que músico do Pink Floyd derrube cabana em mansão


Autoridades exigem que músico do Pink Floyd derrube cabana em mansão
Autoridades de uma cidade britânica determinaram que o guitarrista David Gilmour, da banda Pink Floyd, derrube uma cabana em sua mansão à beira-mar, sob pena de ser processado.
O Conselho Municipal (equivalente à Câmara de Vereadores) da região de Brighton e Hove, em East Sussex, no litoral sul da Grã-Bretanha, disse que a cabana amarela na qual o músico guarda suas bicicletas é uma 'agressão aos olhos' na área de conservação da cidade de Hove.
A mulher de Gilmour, a escritora Polly Samson, recorreu da decisão, mas perdeu.
A casa do guitarrista é avaliada em 3 milhões de libras (R$ 8,1 milhões).
Uma porta-voz do Conselho Municipal disse que a cabana deve ser derrubada até dia 1º de outubro. Caso contrário, as autoridades vão emitir uma ordem para demolir a construção.
'O não-cumprimento disso pode levar a um processo, ou então o Conselho poderá remover a cabana e cobrar (os custos) do proprietário', disse ela.
Esta não é a única questão envolvendo as autoridades e a família de Gilmour. O filho do guitarrista, Charlie, 21 anos, está cumprindo uma pena de 16 meses de prisão devido a um ato de desordem durante um protesto em Londres, em dezembro passado.
Charlie é acusado de atirar uma lata de lixo em um dos carros da comitiva do príncipe Charles, por sentar-se no carro de um oficial de segurança e por quebrar uma janela.

Fraga.....


Cliques Por Aí - 38 (Anderson Borde   AgNews)
Ronaldinho Gaúcho assistiu a um show de um grupo de pagode quietinho no Rio de Janeiro

Por onde andas?


Cliques Por Aí - 55 (Philippe Lima   AgNews)
Sabe onde Patrícia Poeta vai assim, toda produzida e com até um fascinator na cabeça? 
Para o casamento da jornalista Carla Vilhena. A amiga e colega de profissão foi madrinha da união de Carla

Por Onde Anda: Carla Visi


FAMOSIDADES

Muito antes de Claudia Leitte entrar para o Babado Novo, Ivete Sangalo dividia as paradas de sucesso com outra musa do axé. Durante a década de 90, a vocalista da Banda Eva tinha uma concorrente de peso: Carla Visi, vocalista da banda Cheiro de Amor. Foi sob o comando de Carla que o grupo viveu seu auge. Somente o álbum “Banda Cheiro de Amor – Ao Vivo” vendeu mais de 1,5 milhão de cópias.
Nascida em uma família musical - ela é filha, neta e bisneta de cantoras -, a baiana se apresentava em bares até que surgiu a oportunidade de substituir Daniela Mercury no grupo Companhia Clic, onde assinou contrato com uma grande gravadora, deixou a Bahia para morar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Cinco anos depois, a banda chegou ao fim. "Alguns parceiros começaram a sair do grupo. Primeiro foi Jonga, um dos criadores da Banda Eva e diretor também do bloco. E depois que a gravadora nos dispensou por número insuficiente de vendas, ficamos sem rumo", contou ao Famosidades.
No momento em que tudo parecia dar errado, Carla recebeu o convite para ocupar a vaga de Márcia Freire no Cheiro. O diretor musical da Polygram, Max Pierre, e Cristóvão Rodrigues, importante radialista baiano, gostaram tanto do trabalho da moça que a indicaram para assumir a nova fase do grupo. "Marcamos um almoço e eles oficializaram o convite em agosto de 1995. A partir desse momento comecei a me preparar para cantar na banda Cheiro de Amor", lembrou. O sucesso chamou a atenção dos executivos da Universal, que a convidaram para seguir carreira solo e, ao completar cinco anos de estrada, Carla resolveu deixar a banda. "Muitos fatores favoreceram esse desfecho. Os principais foram o convite tentador da gravadora e um processo que Marcia Freire ganhou contra o Cheiro de Amor", revelou.
Apesar disso, Carla nega que tenha tido algum problema com a ex-vocalista do Cheiro. "Não tinha muita aproximação com ela, mas sempre a respeitei como artista", afirmou. Já com relação aos antigos companheiros de palco, o carinho permanece e sempre entra em contato com alguns dos antigos parceiros. A boa relação com músicos mostra que não ficou nenhuma mágoa por conta de sua saída da banda. Então, por que não há nenhuma menção de sua participação no grupo em seu site oficial? "Isso foi uma falha de digitação que não consegui resolver até hoje. O Cheiro foi muito importante na minha trajetória musical. E acredito que sempre existiu muita admiração entre nós", explicou.

Michael Jackson escapou dos atentados de 11 de setembro


FAMOSIDADES

 Michael Jackson poderia ter sido mais uma vítima do 11 de setembro de 2011, quando o grupo terrorista Al-Qaeda atingiu as torres do World Trade Center, em Nova York, com dois aviões.
Em entrevista ao jornal “The Sun”, o irmão do “Rei do Pop” Jermaine contou que o cantor tinha marcado de ir a um banco em uma das Torres Gêmeas para guardar um relógio em um cofre.
Mas MJ foi "salvo pelo gongo”! O artista teria perdido a hora por dormir demais, e não foi ao banco. “Soubemos que ele pretendia ir para lá quando a mamãe ligou para seu hotel querendo saber se ele estava bem. ‘Estou. Graças a você eu acordei às 15 horas’”, contou Jermaine.

Daniel Filho se casa em 2012


FAMOSIDADES
 
Daniel Filho e Olívia Byington estão a um passo do altar! Segundo a coluna "Zapping", do jornal "Agora", o casal marcou a data do matrimônio para o dia 21 de Janeiro de 2012.
O diretor, que já havia se casado com Dorinha Duval, Betty Faria e com Márcia Couto, parte para uma nova união matrimonial com a cantora Olívia, com quem tem um relacionamento desde 2009. 
Além do novo casamento, Daniel também se dedica a outro projeto: "As Brasileiras". O novo seriado global deve seguir os mesmo moldes que o seriado anterior, também com assinatura de Daniel, "As Cariocas", de 2010.

Hein? Gérard Depardieu diz que não é um monstro por ter feito xixi no chão


FAMOSIDADES

O ator Gérard Depardieu falou sobre o polêmico caso que passou recentemente, quando urinou no chão de uma aeronave após ser proibido de usar o banheiro pela tripulação. O francês reclamou das críticas que recebeu da imprensa durante sua participação em um programa da CNN. "Não estou doente, não sou um monstro, só queria urinar", afirmou.
O apresentador da atração, Anderson Cooper, teve um ataque de riso quando o loiro começou a contar o ocorrido. "Achei muito engraçado você não conseguir segurar o riso, porque é exatamente assim que nos sentimos quando temos vontade de fazer xixi", alfinetou Depardieu.
O ator disse que não estava bêbado e que a aeromoça só começou a reclamar porque o recipiente que ele usou para urinar não foi suficiente. "Peguei a garrafa e fiz xixi, foi tão lindo! Só que transbordou porque eu estava bastante apertado", explicou.
Segundo a revista “People”, os comissários pediram que o ator esperasse o avião decolar para usar o sanitário. Contrariado, ele abaixou as calças e urinou no corredor da aeronave. Na ocasião, a assessoria do astro disse ao jornal “New York Post” que Depardieu tentou fazer xixi em uma garrafa emprestada por amigo que estava no voo, mas acabou errando o buraco.
Já os demais passageiros que estavam a bordo afirmaram que o ator estava fora de si. “Era notável que ele estava bêbado”, contou uma fonte. Por conta da atitude do francês, o avião teve que seguir direto para a garagem onde permaneceu por duas horas para limpeza antes de decolar.

Obcecado por Madonna, fã usou roupa de Guy Ritchie


FAMOSIDADES

RIO DE JANEIRO - Grzegorz Matlok, o fã que invadiu a casa de Madonna, contou em audiência que vestiu as roupas do ex-marido da cantora, o cineasta Guy Ritchie, quando entrou na casa da estrela em junho de 2010. Segundo a revista “US Weekly”, Matlok foi deportado para a Polônia para fazer um tratamento mental.
Depois de invadir a casa da loira em Yorshire, no Reino Unido, o fã teria retornado à Inglaterra, em março deste ano, invadido a garagem da casa da artista e roubado uma lata de energético. Ele foi encontrado por Nathan Rissman, diretor de cinema e amigo de Madonna, que está morando na residência. Matlok foi preso e ficará detido até a próxima audiência, que será realizada no dia 10 de outubro.
Recentemente, a “Rainha do Pop” reclamou de um presente dado por um fã. Ao ganhar um vaso de flores, a estrela colocou o mimo embaixo da mesa, e logo em seguida cochichou com a atriz Andrea Riseborough. “Eu absolutamente detesto hortênsias. Ele, com certeza, não sabe disso”, contou Madonna. Chato, não?

Peões ficam 24 horas sem gás como punição


FAMOSIDADES

RIO DE JANEIRO - É, não teve jeito. Os peões de “A Fazenda” não fugiram de uma severa punição após terem danificado o microfone de Dinei na noite de sexta-feira (16), na festa Pan (veja no MAIS). A Fazendeira Joana Machado leu o recado da produção, que disse que eles ficarão 24 horas sem gás como castigo.
Apesar da punição chata, os peões não ligaram muito e Marlon foi o primeiro a se mexer: assim que Joana acabou de ler a ficha, o peão foi cortar lenha para o fogão.
Por falar em Joana, ela e Valesca se deitaram na tarde deste sábado (17) e começaram a confabular sobre a próxima Roça. Para a funkeira, Thiago Gagliasso não tem chance de vencer a berlinda se for votado pelos peões. Para as meninas, o irmão de Bruno Gagliasso precisa enfrentar ou Monique Evans ou Marlon.
“Se sair mais um deles, acabou. Só fica mulher. Eles vão ficar putos com a votação. Você vai ver”, disse Joana. “Mas se um deles for favorito, né? A gente não sabe”, rebateu Valesca, lembrando a ex de Adriano sobre a decisão absoluta do público.

Snoop Dogg garante mais dois shows no Brasil


FAMOSIDADES

SÃO PAULO - Além de seu já confirmado show no festival SWU, Snoop Dogg acrescentou em sua agenda de shows o Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro, às 22 horas, na casa Vivo Rio.
O outro show que Snoop deve realizar será em Florianópolis, no dia 11 de novembro, no Stage Music Park.
O rapper volta ao país depois de sete anos também para divulgar seu novo álbum, que foi lançado em março. "Doggumentary promete ser mais um de seus grandes sucessos.

Roberto Carlos é a favor do casamento gay


FAMOSIDADES

RIO DE JANEIRO - Figura rara em programas de TV, Roberto Carlos aceitou convite para sentar no sofá de Jô Soares e foi entrevistado pelo apresentador na quarta-feira (14). Apesar de bastante religioso, o “Rei” se mostrou uma pessoa totalmente aberta com relação a temas polêmicos como o casamento entre gays.
Roberto disse ser a favor da união entre homossexuais porque todo ser humano tem direito à felicidade. “Desde que essa felicidade não cause a infelicidade dos outros. Uma pessoa não pode ser julgada pela sua vida pessoal, sexual, e sim pelo seu caráter. Tem que parar esse tipo de preconceito”, declarou.
A resposta do astro arrancou aplausos da plateia e fez com que o humorista fizesse uma piada. Jô brincou que ficou com medo de fazer a pergunta e ouvir de Roberto que ele estava “saindo do armário”.

Reynaldo Gianecchini aparece pela primeira vez de cabeça raspada


FAMOSIDADES



RIO DE JANEIRO - A capa da revista “Veja” desta semana traz a imagem de Reynaldo Gianecchini já de cabeça raspada. O ator, que foi diagnosticado em agosto com um câncer linfático, optou por raspar os fios antes que eles começassem a cair com o tratamento de quimioterapia, já iniciado.
Segundo a reportagem da publicação, Gianecchini tem recebido visitas de um médium e está aliando medicina e a fé para tratar a doença – que também atinge seu pai. O artista, inclusive, estaria se submetendo a cirurgias espirituais.
Esta é a primeira imagem de Gianecchini sem cabelo e de frente. Marília Gabriela, sua ex-mulher, Claudia Raia, além de fãs e familiares, têm apoiado bastante o ator nesta luta contra o câncer.

Banda Arsenic vence concurso do Caldeirão e toca no Rock in Rio

FAMOSIDADES

RIO DE JANEIRO - Depois de dois meses de concurso e com 45 mil bandas inscritas, o "Olha a Minha Banda" chegou ao fim neste sábado (17) com os seguintes finalistas: Tri, Gritos de Paz, Arsenic e Agnela. Quem levou a melhor foi a banda Arsenic, que foi escolhida para tocar no Palco Mundo do Rock in Rio 2011, no dia 30 de setembro.
Nesta mesma noite sobem ao palco Shakira e Lenny Kravitz. Eles também garantiram um contrato com a gravadora Som Livre e levaram R$ 30 mil e quatro carros zero quilômetro para casa.
Os meninos tocaram "Óculos", música dos Paralamas do Sucesso, e "Nós Vamos Invadir Sua Praia", do Ultraje a Rigor. A banda foi avaliada por Junior Lima, Lucas Lima, Tereza Pena, representante da Som Livre, Roberta Medina e Roberto Medina, idealizador do festival de música.
O grupo Arsenic vem de Fortaleza e seus integrantes são: o vocalista Gui, que também toca guitarra, o guitarrista e backing vocal CD, o baixista Thiago e o baterista Ian.

EMPRESTIMOS CONSIGNDADOS DEIXA SERVIDORES E APOSENTADOS SEM SALÁRIO

O crescimento do endividamento vem apresentando fortes seqüelas sociais em todos os segmentos da população, um dos segmentos mais afetados é dos servidores e funcionários em geral que estão pendurados nos famigerados empréstimos consignados.
Sempre achei um absurdo alguns segmentos da mídia, principalmente redes de televisão e economistas renomados com reportagens e comentários ressaltando ser uma boa para economia estes empréstimos em função dos juros apresentarem taxas menores entre 2% a 3%.
É quase a mesma coisa em enaltecer que a maconha é melhor que a cocaína ou o cigarro é melhor que a maconha...
Ora, desde quando tomar dinheiro emprestado é uma boa para economia de qualquer cidadão ou de qualquer empresa?
Agora a verdade vem à tona, propagandas estimulam os consumidores a se endividarem, comprar sempre a crédito e ninguém se preocupa com a falta de educação financeira, com a falta de cultura orçamentária existente em todo Brasil, esta é a realidade dos fatos.
O Brasil vive comemorando por não ter mais nenhuma dívida junto ao FMI – Fundo Monetário Internacional. 
Enquanto isso, na contramão, muitos especialistas destacam ser uma boa servidores e consumidores utilizarem estes empréstimos. Um absurdo!
Quem deve estar comemorando muito são os Bancos, estes sim, pois manipulam os salários de milhares e milhares de servidores e consumidores por dentro e por fora dos seus contracheques.
Por dentro utilizam uma imensa rede de “correspondentes” espalhados dentro e fora das repartições e prefeituras promovendo todo tipo de negociatas, compra de dívidas, alongamento de dívidas maquiagens em margens consignadas amparadas por muitos,  não todos, chefes e gerentes dos setores pessoais que protegem os credores em detrimento aos interesses dos servidores.
Contratos assinados em branco e a maioria dos bancos que emprestam consignados ou não sequer entregam cópia destes contratos, enfim, desmandos em cima de desmandos.

Quem esta precisando de dinheiro aceita tudo, fica fragilizado sem o poder de exigência que deveria possuir.

Rola muita grana, todo mundo ganha comissão, prefeituras, secretários, muitos funcionários que averbam as margens consignadas, sem falar nos mais graúdos, é uma verdadeira farra financeira e tudo em cima dos salários já achatados destes servidores e consumidores em geral.
Se dirija a uma escola publica federal, estadual ou municipal, vá numa repartição, qualquer uma, inclusive servidores do judiciário, converse com os funcionários e se prepare prá não sair chorando com pena deles.
São milhares que sequer recebem um centavo do seu “rico salário”.
Por quê? Por que por fora do contracheque tem os empréstimos que os Bancos fazem e debitam nas contas correntes dos servidores e consumidores. A chamada “casadinha”...
Nestes empréstimos não tem margem consignada nenhuma, eles emprestam bastante porque sabem que tem o saldo dos salários todo mês na conta corrente do trabalhador, dos aposentados e todos que estão passando por esta situação.
Em resumo, os Bancos ficam com os salários de uma forma ou de outra e os “entendidos” achando que este dinheiro vai para o consumo...
Pelo jeito, daqui a pouco são estes servidores, aposentados e consumidores que vão precisar reivindicar para entrar no programa Bolsa Família!

Conheça o Pastel do Trevo Bertioga

O consultor de negocios e politicas esta neste momento na Pastelaria Trevo de Bertioga Caraguá. Localizada ao lado do Mac Donald, centro de Caraguatatuba.

Evandro Silva - Travessão

Você é Candidato?

Ronaldo rouba a cena no evento festivo de São Paulo para Copa

Era para ser um evento para inaugurar o relógio que fará a contagem regressiva dos mil dias para o início da Copa do Mundo de 2014, mas a presença de Ronaldo ofuscou a cerimônia. Desde o momento em que surgiu na Estação da Luz, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), para acompanhar o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab em uma visita ao canteiro de obras do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, o ex-jogador foi cercado pela imprensa, pelos políticos e pelos fãs.
Ronaldo admitiu que não tomava um trem desde os tempos em que morava no Rio e, ainda no começo de carreira, jogava no São Cristóvão. Mas encarou a viagem, junto com o prefeito e o governador, entre as estações da Luz, no centro, e a de Itaquera, na zona leste. E elogiou o tempo do percurso: foram 19 minutos, com paradas apenas nas estações Brás e Tatuapé. Depois, quando chegou à tenda montada no canteiro de obras do Itaquerão, as crianças presentes foram ao delírio. “É, eu sei que é, o Ronaldo é melhor do que o Pelé”, cantaram.
Sem receber a mesma atenção, as autoridades tentaram fazer sua parte no show. Kassab, por exemplo, levou uma bola e pediu a Ronaldo que batesse um pênalti para celebrar o evento. Coube ao ex-goleiro Emerson Leão, homenageado por ser um dos campeões mundiais do futebol brasileiro, fazer a defesa - fácil, diante do pouco espaço, distância e também pelo fato de as traves estarem sobre o palco, enquanto Ronaldo estava no nível da plateia. “Hoje é um dia especial para mim e, principalmente, para a população da zona leste e Itaquera, que vai receber muitos investimentos”, disse o ex-atacante.
Além de Ronaldo e Leão, receberam homenagens das autoridades os ex-jogadores Vampeta, Rivellino, Paulo Sérgio, Coutinho, Zito e Pepe. Alckmin, um fanático torcedor santista, era o mais feliz, ao lado do trio de jogadores que fizeram história no Santos - Coutinho, Zito e Pepe. O governador também disse estar confiante de que São Paulo receberá o jogo de abertura da Copa de 2014, embora a Fifa ainda não tenha oficializado a decisão. “São Paulo é uma capital mundial. É a terceira metrópole do planeta, está preparada para receber grandes eventos, tem a melhor rede hoteleira do País, que será ampliada. São Paulo está preparada para receber a Copa do Mundo”, discursou ele.

Benefícios


Alckmin enfatizou ainda que os investimentos do governo em novos 72 trens para a linha 11 da CPTM e 47 para a linha 3 do Metrô farão com que o intervalo entre as composições da CPTM caia de cinco para três minutos e, no caso do Metrô, para 82 segundos. Segundo ele, os trens começam a chegar na próxima semana e a meta definida pela Fifa para o transporte público deve ser atingida até 2013. “A contagem é mais do que regressiva, é progressiva, tais os benefícios e o progresso para São Paulo e para a zona leste”, disse o governador.

Kassab foi na mesma linha. “Efetivamente, a Fifa só vai decidir (sobre a abertura) em dois meses. Tudo tem seu momento. Nós teremos a Copa do Mundo em São Paulo. O governo estadual e a Prefeitura estão se esforçando ao máximo para isso”, avisou o prefeito, certo de que o jogo inaugural acontecerá no Itaquerão
A Odebrecht, construtora do estádio corintiano, aproveitou o evento para informar que 10,6% das obras já foram concluídas. Até agora, foram instaladas 610 estacas, 140 blocos de concreto e três pilares, segundo a empresa. E a primeira etapa de escavações e aterros para a liberação das fundações dos edifícios está em sua fase final. Assim, a previsão de entregar o Itaquerão está mantida para dezembro de 2013.
O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, ressaltou que o estádio vai ajudar a desenvolver a região de Itaquera. “O mais importante é o legado de desenvolvimento que o estádio deixará para a zona leste nos próximos anos”, afirmou o dirigente.

Tarifa do transporte intermunicipal sofre reajuste hoje

Aumento de 8,88% na passagem fica abaixo da inflação, estimada em 10,01%. Último reajuste foi há um ano e meio

Desde a zero hora desta sexta-feira, as tarifas dos ônibus das linhas intermunicipais sofreram reajuste de 8,88%. A empresa Transportes Coletivos Litorânea, única prestadora do serviço de transporte intermunicipal no Litoral Norte, vendiam até ontem as passagens com o preço antigo. Hoje, usuários de Caraguatatuba com destino a Ubatuba, que pagavam até essa quinta-feira R$ 5,30, nesta sexta-feira os mesmos pagarão R$ 5,80. Para quem seguir em direção à cidade de São Sebastião, foi surpreendido hoje ao pagar R$ 3,35. Até ontem, o transporte no mesmo percurso, pagava-se R$ 3,05.
Quanto a outros municípios destinos, partindo das cidades do Litoral Norte, a Litorânea até ontem, não havia recebido a tabela com todos os preços reajustados. A expectativa é que a partir desta sexta-feira, esta informação já esteja disponível aos usuários.
O reajuste, calculado e autorizado pela Agência Reguladora de Transporte (Artesp) vale para as linhas intermunicipais de todo o Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas.
Segundo a agência reguladora, o cálculo do reajuste representa a recomposição de custos operacionais entre janeiro de 2010 e junho deste ano. E acrescenta que o reajuste se dá após 18 meses sem aumento.
O índice inflacionário do período, IPC-A, ficou em 10,01%. Foram consideradas as variações de diversos itens como os salários da categoria, reajustados em cerca de 25% nos dois últimos, dissídios da categoria e o custo de pneus que subiu até 29,95%.
Para os usuários das linhas rodoviárias que já haviam comprado bilhetes antes do reajuste, programando suas viagens ao comprar passagens com data em aberto, não precisarão pagar nenhuma taxa a mais. Uma vez que os bilhetes são válidos por um ano.

Justificativas


Para justificar o aumento desta sexta-feira, a Artesp aponta que mais de 446 veículos novos foram incluídos na frota do transporte intermunicipal do Estado de São Paulo no ano passado. Para a agência reguladora, tal investimento contribuiu diretamente para segurança e comodidade dos usuários. Do total de acidentes ocorridos em 2010 na malha rodoviária estadual, apenas 0,88% envolveu ônibus do sistema intermunicipal do Estado.

Para mais esclarecimentos, os usuários têm a linha telefônica gratuita da Ouvidoria da Artesp para pedir informações, fazer sugestões e reclamações. Basta ligar 0800 727 83 77.

Dia de doação

 Sexta-feira foi dia de doação de sangue em Caraguatatuba. Dezenas de pessoas foram para o Corpo de Bombeiros participar da campanha realizada pelo Rotary Club Poiares. Até o meio da tarde, 103 pessoas tinham passado pelo local e 58 bolsas foram recolhidas. A presidente do Rotary, Dinaleide Ferreira Souza, desta a importância desta ação que é realizada a cada três meses na cidade. Todo o sangue vai para o Hemonúcleo de Taubaté, referência para o Litoral Norte.

Marina da cidade é a primeira do país a receber certificação ambiental do setor

O Centro Náutico Timoneiro realizou um coquetel para formalizar o recebimento da 1ª Certificação Ambiental nível 1 emitida pela Fundação Vanzolini para as marinas que se adequaram ao “Projeto Marinas” no Brasil.
O Centro Náutico Timoneiro, com mais de 30 anos de atuação, é hoje considerado um dos mais completos centros náuticos do Litoral Norte de São Paulo. A excelência de seus serviços e a ampla infra-estrutura instalada, seja na área social ou náutica, é uma referência no setor e semelhante aos países de primeiro mundo.
A Certificação Ambiental do Projeto Marinas é uma iniciativa que visa controlar e fiscalizar a poluição e a incorporação de boas práticas ambientais nas três bacias hidrográficas costeiras de São Paulo: Litoral Norte, Baixada Santista e Litoral Sul.
O projeto se destaca pela questão ambiental, mas também econômica, uma vez que o Brasil tem uma das maiores extensões de praias do mundo, com mais de 9 mil Km de costa, o que torna primordial as boas condições de uso dessa área.
Voltado inicialmente para São Paulo, principal pólo de turismo e mercado náutico do Brasil, o projeto pode ser ampliado para todo o país, que conta hoje com uma frota de 650 mil barcos. Considerando marina todo tipo de instalação náutica, a certificação garante a esses locais a implementação e o cumprimento de processos sistematizados para assegurar a conformidade legal e a melhoria do desempenho ambiental, assim como criar uma marca de confiança frente aos clientes, órgãos de controle ambiental e à sociedade em geral. Para concessão da certificação, todos os itens avaliados das marinas têm de ser aprovados. Entre alguns deles estão estrutura e manutenção das instalações; manejo de águas, combustíveis, esgotos e resíduos oleosos; controle de ruído; sítios arqueológicos; plano de manutenção e operação e plano de emergência.
A meta do projeto é contribuir para o crescimento sustentável das empresas náuticas e conscientizar a população, especialmente as pessoas ligadas às atividades náuticas e de pesca, sobre a importância das boas práticas de gestão para a preservação do ambiente marinho e da zona costeira. “Mais do que um documento de comprovação de uso de práticas não poluentes, a certificação é um compromisso das marinas com a sociedade”, afirma o professor da Fundação Vanzolini, José Salvador da Silva Filho, responsável por Novos Negócios da área de certificação. Ele salienta que, uma vez implementados, esses procedimentos se tornam objeto prático de gestão da empresa e servem inclusive de diferencial competitivo de mercado.
Os diretores da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Corrêa Filho e Marcos Velloso falaram sobre a importância de ter uma empresa associada ganhando essa certificação. “O setor náutico de Ubatuba mostra mais uma vez seu enorme potencial. A marina Timoneiro é motivo de orgulho e dedicação, pois ali são gerados empregos diretos e indiretos e mostra que é capaz de unir responsabilidade ambiental com progresso”, disseram os diretores da Aciu.

Inscrições para 8º Festival Estudantil da Canção seguem até dia 24

Maior evento cultural estudantil da região será realizado no início de outubro

Nos dias 1° e 2 outubro, a partir das 19h, acontece a 8ª edição do Festival Estudantil da Canção (FEC), maior evento cultural estudantil da região, que visa integrar os jovens das diversas escolas do Ensino Médio através da música, além de promover grupos musicais e valorizar novos trabalhos na área musical.
Para participar, basta preencher, até o próximo sábado, uma ficha de inscrição disponível em todas as escolas de Ensino Médio do Litoral Norte e também no site www.objetivolitoral.com.br, onde é possível conferir o regulamento do evento.
O interessado deve imprimir a ficha e entregar em uma das unidades do Objetivo com o carimbo do colégio ou escola técnica onde estiver matriculado, pré-requisito para participar do FEC. “A exceção é que cada banda pode chamar dois integrantes convidados, desde que não sejam o vocalista nem o backing vocal”, explica Fabrício Ferraz Rodrigues, 17 anos, estudante do 2° ano.
São quatro categorias: intérprete, banda, compositor e instrumentista. A semifinal acontece no dia 1°, quando serão escolhidas cinco bandas, três intérpretes e três compositores para participarem da grande final, no dia seguinte. Ainda no domingo, os instrumentistas terão 30 segundos para mostrar o que sabem. “Apenas um deles vai vencer”, explica Fabrício.
Quem for participar com composições, deve entregar sete cópias de cada música e somente um aluno ou banda poderá utilizar a mesma canção.
Cinco jurados irão avaliar harmonia, ritmo, melodia, afinação e interação com o público. A pontuação vai de zero a dez e os jurados não terão preferência por gêneros musicais.
As inscrições custam R$ 50 (para bandas), R$ 30 (para intérpretes), R$ 20 (para compositores) e R$ 10 (para instrumentistas).

Organização

Segundo Fabrício, cerca de 80 alunos de 2° e 3° ano estão ajudando na organização do FEC, que teve início há dois meses. “Todo o Ensino Médio está participando como pode. Tem sido muito corrido”, comenta o jovem, que acredita que o festival ajuda a promover uma grande interação entre alunos e municípios.

“Este não é um evento fácil de organizar, mas o prazer da molecada em participar é tão grande que deixa a tarefa fácil. A entrega e o envolvimento das escolas são muito intenso”, comenta o idealizador do projeto, o professor Gleivison Gaspar, professor de Língua Portuguesa do Objetivo.
Segundo o professor, o apoio do comércio da cidade tem sido muito importante para a realização do FEC. “O pessoal acredita, aposta no festival. É incrível. Os alunos buscam patrocínio com muito brilho nos olhos, isso ajuda muito também”, comenta Gaspar, que cita, ainda, a diretora do Objetivo Centro, a professora Odeldires, como braço direito do evento. “Ela apoia tudo, compra a briga mesmo”.
O FEC também conta com o apoio da imprensa da região e dos “facebookers” de plantão. Na rede social, mais de 600 pessoas já confirmaram presença no festival. “O FEC é um momento onde todos podem fazer algo pela cidade, porque tem muita gente envolvida. Gleivison é vocalista da banda Aula Waga e fará uma apresentação durante a apuração dos resultados do festival. “Será o momento FEC Night Club, 40 minutos de balada na quadra da escola para soltar os bichos, porque todos já terão competido e os jurados já terão dado suas notas. É a hora da brincadeira”, diz.

Inscrições

Até o momento, cerca de dez escolas já se inscreveram. Estão confirmadas: Dulce Cesar Tavares, de Maresias, Walkir Vergani, de Boiçucanga (vencedora de edições anteriores em diversas modalidades), Etec, Objetivo, Maria José da Penha Frúgoli, na Enseada, e Colégio Mestre, do bairro São Francisco, de São Sebastião; Ismael Iglesias, no Barranco Alto, Benedito Miguel Carlota, no Massaguaçú (também vencedora de festivais anteriores em diferentes categorias), e o colégio e cursinho Objetivo, de Caraguatatuba; e os Objetivos de Ilhabela e Ubatuba.

Também foram vencedores em outras edições do FEC as escolas Eva Esperança, de Ilhabela, Thomaz Ribeiro de Lima, de Caraguatatuba, Nair Ferreira Neves, do Bairro São Francisco, Josepha de Santana Neves, da Topolândia, e Profª. Maísa Theodoro da Silva, o Cene, de São Sebastião.

Ingressos

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 5 para cada dia. Basta entrar em contato com os alunos dos Objetivos da região ou comprar diretamente no colégio onde estuda. Na hora, o ingresso também será vendido.

Os alunos que estão cursando o 9º ano do ensino fundamental pagam meia entrada, mas apenas se a direção de sua escola entrar em contato com o Objetivo Centro com antecedência.
A estimativa de público a cada dia do evento é de cerca de mil pessoas.

Onde acontece?

O FEC será realizado na unidade Centro do colégio Objetivo de São Sebastião, localizado na Rua José Agripino do Nascimento, 177, no bairro Vila Amélia.


Premiação
De acordo com o regulamento, a premiação será entregue ao final do evento, durante a divulgação dos resultados.
A banda que ficar em primeiro lugar ganhará R$ 400. A segunda colocada receberá R$ 200. Já a melhor composição ganhará R$ 150, sendo R$ 100 para o segundo colocado. O melhor intérprete terá direito a R$ 250; o segundo, R$ 100.
Ganharão troféus a melhor banda, a melhor torcida, e a revelação do FEC 2011, em qualquer modalidade.
No caso de empate, a melhor torcida fará a diferença.

Serviços do Poupatempo serão prestados no bairro Sumaré

Neste sábado, equipe do Posto do Governo de SP levará serviços de RG, Carteira de Trabalho e orientações à população no local

O Poupatempo Caraguatatuba vai participar, neste sábado, de uma ação de cidadania no bairro Sumaré. Das 9 às 12 horas, uma equipe de funcionários do Posto vai disponibilizar a 1ª via da Carteira de Identidade para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho – esta entregue na hora – e orientações sobre os demais serviços prestados pela Unidade.
O Projeto Sábado Solidário, promovido pelo CIEFI Profª. Adolfina Leonor Soares e pela Secretaria de Educação do município, acontece na Avenida Siqueira Campos, nº 1257, no bairro Sumaré, e vai contar também com outras atividades gratuitas, como doação de mudas nativas, aferição de pressão arterial e do índice de glicemia, corte de cabelo, recreação infantil, doação de roupas e conscientização sobre reciclagem.
O Poupatempo Caraguatatuba fica na Av. Rio Branco, 955, no Bairro Indaiá, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Programa

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 294,9 milhões de atendimentos.

Serviço
Poupatempo Caraguatatuba no Projeto Sábado Solidário
Endereço: CIEFI Profª. Adolfina Leonor Soares – Avenida Siqueira Campos, nº 1257, Sumaré – Caraguatatuba – São Paulo – SP
Data: 17 de setembro (sábado), das 9 às 12 horas
Disque Poupatempo: 0800 772 36 33

Direção do Serramar Shopping realiza entrega simbólica das chaves aos lojistas e reafirma inauguração em 11 de novembro

A direção do Serramar Shopping, que está em fase de acabamento em Caraguatatuba, promoveu ontem um café da manhã para reunir lojistas, convidados e imprensa. O encontro aconteceu já nas instalações do centro de compras e o objetivo foi promover a entrega simbólica das chaves das lojas aos empreendedores, falar do andamento das obras e reafirmar o compromisso da entrega, prevista para o dia 11 de novembro de 2011, às 11h. Outra proposta foi mostrar os espaços disponíveis a novos possíveis investidores.
De acordo com Cristiana Arena, superintendente do shopping, 90% das lojas estão ocupadas e agora os lojistas iniciarão os trabalhos de composição dos espaços internos. Ela afirma que o ritmo da obra está acelerado e adiantado, de modo que será possível cumprir o prazo de entrega, estabelecido desde o anúncio das obras. Durante o encontro, um especialista do ramo de shoppings ministrou uma palestra para dar dicas, principalmente a pessoas que investem pela primeira vez nesse tipo de segmento. Ele falou sobre as normas para as obras de acabamento, assim como o suporte que a administração dará a todos os lojistas nesse processo. De ante mão ele ressaltou que haverá fiscalização contínua para que tudo possua o padrão de qualidade esperado. Para o dono do empreendimento, Matheus Penido, a ideia é oferecer um espaço de compras, lazer e entretenimento aos moradores da região e visitantes. Segundo ele, Caraguatatuba foi escolhida para abrigar o shopping por conta de sua disposição geográfica, mas a proposta é atender todas as cidades do Litoral Norte e assim como o Vale do Paraíba. Penido afirmou que nesse momento pelo menos 800 funcionários atuam na finalização das obras e que outras centenas de empregos diretos e indiretos serão gerados até a entrega do Serramar Shopping.Ainda de acordo com Matheus Penido, algo que tem contribuído bastante para a contratação dessa mão de obra, principalmente a local, são as parcerias educacionais firmadas na região, como a existente com a Etec de Caraguatatuba, que oferece cursos voltados à qualificação da mão de obra. “Estamos priorizando a contratação de mão de obra local, para dar oportunidade aos moradores das cidades do Litoral Norte de geração de renda”, destacou.
Segundo Cristiana Arena ainda é possível adquirir uma loja no Serramar Shopping, mas é preciso ser ágil, pois o número de espaços disponíveis é limitado, assim como o prazo para deixar tudo pronto para a inauguração. Marcio Eli é proprietário do Centerplex, rede de cinemas que será inaugurada no espaço. Essa será a 14ª unidade da empresa, que já está no sul de Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Ele conta que já conhece a cidade desde 1985 e acompanhou de perto o progresso da cidade. “Fico contente com a realização de um empreendimento desse porte, por estarem apostando na região”, apontou.
Ele diz que o Centerplex de Caraguatatuba terá quatro salas, sendo uma delas com tecnologia 3D. Serão 1,2 mil poltronas de couro ecológico, haverá terminais para venda antecipada de convites, além da possibilidade da compra por internet. As salas já estarão programadas para receber a tecnologia digital. As sessões devem iniciar entre 14 e 15h, sendo a última sessão prevista para as 21h30. Marcio Eli diz que a expectativa do grupo é boa, principalmente para as próximas férias. “Acredito bastante na região e estamos animados para a inauguração”, finalizou. Segundo ele, as salas de cinemas também estarão disponíveis para a realização de congressos e eventos nos horários contrários as sessões.

Mais de 5 mil pacientes são transportados para região vizinha por falta de estrutura médica

A péssima situação da saúde pública brasileira não é novidade para ninguém. No Litoral Norte a realidade do setor acompanha a tendência nacional. Além da falta de médicos interessados em atuar na região, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba ainda sofrem com a histórica ausência de investimentos das esferas superiores (Estado e União). O Governo Paulista bem que tentou amenizar os problemas com a instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em 2008. No entanto, menos de dois anos depois da inauguração, a unidade já apresentava saturação no atendimento.
A operação do AME praticamente não alterou uma realidade ainda mais dura para a população do Litoral Norte: a busca por hospitais e exames de média e alta complexidade. Ou seja, se um morador do Litoral Norte tiver sido acometido por um câncer, ele obrigatoriamente terá de realizar o tratamento fora daqui.
Entretanto, um exemplo é muito pouco para o tamanho do problema enfrentado pelos enfermos da região. Ao todo, as prefeituras da região transportam cerca de 5 mil pacientes por mês, em função da falta de estrutura médica no Litoral Norte. Tratamentos como oncologia, cardiologia, fissura de lábios e outros tantos só são realizados em hospitais de outras cidades. Portanto, os males são diversos, mas a solução tem só um caminho: a estrada.
Só em Caraguatatuba são transportadas, em média, 140 pessoas por dia aos hospitais do Vale do Paraíba, da Capital e do interior do Estado. A demanda é tão grande que a própria direção de planejamento da secretaria municipal de Saúde fez questão de ressaltar o trabalho do setor de transporte sanitário. “O João faz mágica”, disse o secretário de Saúde de Caraguá, Antônio Nisoli Pereira da Silva, sobre o chefe da divisão de transportes, João Andolfo.
Segundo a secretaria, são cerca de 40 veículos, entre vans, micro ônibus e ambulâncias que ficam diariamente à disposição para as viagens com os pacientes e acompanhantes. Apesar de ter a maior frota da região, o secretário caraguatatubense destaca que o volume crescente e as condições de saúde das pessoas tornam o trabalho muito complexo.
“Nós estamos lidando com pessoas doentes e com destinos diversos. Organizar essa demanda requer um trabalho intenso diariamente. Nós só conseguimos cumprir com essa obrigação, pois a prefeitura dá todas as condições para isso ocorrer. No entanto, esse é um problema que não tem como ser resolvido pelo município. Para reduzir o número de viagens é preciso que o Estado invista de forma pesada em estruturas médicas de média e alta complexidade na região”, explica Antônio Nisoli.
Enquanto as soluções definitivas ficam apenas nas promessas do Estado sobre um hospital regional, o chefe dos transportes, João Andolfo quebra a cabeça para formatar a planilha de viagens do dia seguinte.
Os primeiros carros saem lotados de Caraguatatuba logo durante a madrugada. Para pacientes que têm agendado algum procedimento no período da manhã na cidade de São Paulo, é necessário que a saída de Caraguá ocorra até às 3h. “Geralmente são pessoas que já estão debilitadas, então, a orientação é que se faça uma viagem sem pressa, com tempo para o caso de uma eventual parada. Além disso, quando o destino é a capital, o ideal é que se chegue em São Paulo antes das 6h, pois ainda temos de levar em conta o trânsito da metrópole. Enfim, é um trabalho complexo, mas que não pode parar ou dar errado, pois estamos lidando com a saúde de pessoas que precisam de nossa eficiência pra melhorar. Qualquer eventualidade, por exemplo, pode significar a perda do atendimento já agendado pelo morador aqui da cidade”, relata o chefe do setor de transportes da secretaria de Saúde de Caraguatatuba.
Além dos pacientes, as prefeituras também precisam disponibilizar a condução para os acompanhantes. Mesmo no caso da enfermidade não ser tão grave, idosos e crianças necessitam naturalmente da companhia de algum familiar.

Demais cidades

Na cidade de São Sebastião, só em agosto, foram transportados 1.082 pacientes e 432 acompanhantes, o que gerou um total de 1.512 pessoas que utilizaram o transporte sanitário oferecido pela prefeitura. A média do mês passado no município portuário foi de 68 moradores por dia utilizando o serviço de locomoção sanitária da gestão municipal.
Em Ubatuba, a média dos transportes sanitários realizados praticamente dobra com relação à São Sebastião. Segundo a prefeitura ubatubense, os veículos disponíveis para o setor levam 120 pessoas por dia para a realização de procedimentos médicos fora da cidade. Entre elas, algumas recebem tratamento no próprio Litoral Norte, no entanto, a grande maioria sobe a serra rumo aos hospitais do Vale e da capital.
Na Ilhabela o número é mais baixo e acompanha a proporcionalidade da população municipal. Mesmo assim, para um arquipélago, a demanda de viagens é significativa. No mês de agosto o município atendeu aproximadamente 250 pacientes com transporte para as cidades mais distantes (São José dos Campos, Taubaté, São Paulo, etc.). Além de pacientes que utilizam o transporte sanitário oficial, a prefeitura de Ilhabela também disponibiliza passagens intermunicipais para enfermos que possuem condições físicas e psicológicas para viajar de ônibus. No mês passado, cerca de 50 munícipes utilizaram esse serviço para cidades fora do Litoral Norte.
Neste ano, ocorreram dois acidentes envolvendo pacientes tratados em outras cidades, ambos na rodovia Tamoios. Os grupos retornavam de consultas para Caraguatatuba e São Sebastião. Seis pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida.

Pacientes que utilizam transporte da Saúde temem acidentes

Beatriz Rego

Alguns usuários do serviço de transporte oferecidos pelas Secretarias de Saúde da região foram entrevistados pela reportagem, e contaram um pouco sobre suas experiências durante suas viagens.
Flávio Silva Lima, 25 anos, morador do bairro de São Francisco, em São Sebastião, utiliza o carro desde janeiro para fazer tratamento em Taubaté, no Vale do Paraíba, de um linfoma de Hodgkin. “Já precisei do carro diversas vezes, para fazer consulta, exames e quimioterapia, estou em tratamento. Subo a serra com bastante frequência, mas graças a Deus nunca passei por nenhuma situação de risco na rodovia, que pudesse me colocar em perigo. Porém, devo confessar que fico bastante apreensivo cada vez que tenho que realizar uma viagem. Sabemos, através da mídia, de vários acidentes com ambulâncias e carros com pacientes que vão procurar assistência médica em outras cidades. Infelizmente é um risco que corremos, mas até hoje eu só tenho a agradecer”.
Lauana Magalhães Alvarenga Ribas, 29 anos, é outra paciente que utiliza o serviço de transporte periodicamente, ela mora em Caraguatatuba, e contou que este ano já viajou três vezes, também para Taubaté, devido a um problema cardiológico. “Sempre viajo de madrugada, e fico com medo, pois a gente ouve diversas histórias de acidentes. Mas é preciso ir. Temos que buscar tratamento fora daqui, então precisamos nos submeter a todo tipo de situações. Já ouvi de motoristas que dormem ao volante, que trocam de turno, ou dobram o turno. E todas essas situações colocam os pacientes em risco. Toda vez que eu viajo procuro conversar com os motoristas e policiá-los, porque é a minha vida que está em jogo”.
Lauana afirmou também que em Caraguatatuba, o principal problema que os pacientes enfrentam é a falta de ambulâncias para atender toda a demanda. “Certa vez fui para Taubaté fazer cateterismo, o exame é feito através de uma intervenção pela virilha; Eu precisava voltar em uma ambulância, deitada, porque depois do procedimento o paciente não pode dobrar a perna. Mas a prefeitura não tinha uma ambulância à disposição. Então, eu tive que voltar num carro convencional, sentada, felizmente não aconteceu nenhum problema comigo por causa disso”.
Carlos Puríssimo, 60 anos, morador do Parque Itatinga, em São Sebastião, relatou que não é paciente, mas que utiliza o serviço oferecido pela prefeitura como acompanhante de sua esposa Daniela. “Minha companheira faz tratamento de endometriose em São Paulo. Há oito meses utilizamos o transporte público. Geralmente, nós agendamos a consulta no hospital em São Paulo, e depois ligamos na Central de Veículos aqui em São Sebastião para solicitar o carro”. Puríssimo declarou também que sempre o transporte sai durante a madrugada, percorrendo a Costa Norte e a Sul para pegar os pacientes e ir para São Paulo. “Sempre ficamos um pouco preocupados, pois sabemos o quão cansativo é o serviço dos motoristas. Eles saem de madrugada daqui, e quando chegam a São Paulo depois de desembarcar todos os pacientes, não possuem um lugar especifico para descansar e depois ir pegar todo mundo de volta. Acho que esse deve ser o principal fator que contribui para tantos acidentes que vemos por ai”.

Motoristas das prefeituras se desdobram para atender demanda de pacientes

Um motorista foi entrevistado pela reportagem, mas preferiu não se identificar, denunciou que muitas vezes os profissionais dobram o turno e saem de uma viagem para entrar em outra na sequência. “Nós precisamos das horas extras, e as prefeituras precisam da mão-de-obra, então é uma ajuda mútua. Acredito que o problema poderia ser resolvido com a contratação de mais pessoas. Nossa região cresceu muito, e o quadro atual de motoristas das prefeituras, é muito pequeno em relação à demanda de pacientes que, diariamente, precisam de auxílio e tratamento em outras cidades”.
O motorista reclamou também que para viagens mais longas o desgaste é muito grande e falta estrutura para os profissionais. “Durante as viagens, o motorista deveria ter um local para descansar enquanto espera os pacientes retornarem de seus compromissos. Acredito que se nós tivéssemos um local apropriado, os riscos nas viagens diminuíram. Tenho colegas que já dormiram ao volante com a van lotada de pacientes, e quase acarretou em um grave acidente. Mas felizmente nada aconteceu, porém, não são todos que dão esta sorte, pois estamos vendo com certa frequência a quantidade de acidentes envolvendo a área da saúde”, concluiu.

Flutuante gera polêmica e afunda na Praia de Santa Tereza

Quem passou pelo Píer dos Pescadores, na praia de Santa Tereza, na região central de Ilhabela, na tarde da última quinta-feira e na manhã de sexta-feira, pôde constatar que a fôrma para construção de atracadouros estava quase totalmente imersa.
De acordo com o vereador Roberto Lourdes do Nascimento, o Timbada (PDT), a plataforma de ferro ocupa o espaço da área de desembarque no Píer dos Pescadores desde o final de 2009, quando foi emprestado à prefeitura pelo Yacht Clube de Ilhabela. O intuito era confeccionar, em aproximadamente três meses, três atracadouros, dando sequência à reforma do Píer da Vila.
No entanto, segundo o parlamentar, de 2009 até a presente data, apenas um flutuante foi construído e a estrutura de ferro foi abandonada no local.
Na última sessão ordinária do mês de agosto, Timbada juntamente com o vereador Erick Pinna (PR), encaminhou um requerimento ao prefeito Toninho Colucci, questionando a retirada da estrutura de ferro do Píer dos Pescadores. No documento encaminhado ao Executivo, foi questionado qual seria o destino da plataforma, pois segundo os parlamentares, a mesma já se encontrava, há bastante tempo, degradada. Timbada e Pinna ainda expuseram que pescadores e usuários no local temiam uma possível degradação ambiental, se a fôrma chegasse a afundar.
O parlamentar declarou que ligou para Polícia Ambiental para denunciar o fato e ficou acertado de que as autoridades fariam uma vistoria in loco e dariam um retorno ao par. “Quando criticamos, o fazemos construtivamente, mas não somos atendidos. No início desta semana, recebemos uma resposta que a fôrma ficaria por tempo indeterminado no local. Hoje, está quase afundando. Não sei como eles puderam responder a um questionamento sério como o que fizemos, tão evasivamente. A plataforma está deteriorada, sem condições operacionais. Quero saber quem se responsabilizará pelo impacto ambiental se a fôrma afundar – a prefeitura ou o Yacht Clube?”, questionou Timbada.

Uma resposta

Na última terça-feira, durante a sessão ordinária, o Poder Executivo, respondeu ao requerimento encaminhado pelos vereadores Pinna e Timbada. No documento do Executivo, assinado pelo secretário de Obras, Flávio Miranda, foi informado que a fôrma de ferro permaneceria no local por tempo indeterminado, pois ainda seria usada para a concretagem de outros flutuantes.
Nesta sexta-feira, a assessoria de imprensa da prefeitura de Ilhabela informou que a fôrma do flutuante, na praia de Santa Tereza, pertence ao Yatch Clube de Ilhabela, que emprestou para a empresa Pré-Engenharia, de Caraguatatuba, construir os flutuantes destinados ao píer da Vila.
De acordo com a administração municipal, quando a empresa estava construindo o segundo flutuante, a fôrma começou a afundar. A prefeitura já teria acionado a Pré-Engenharia, e na manhã de sexta-feira foi iniciada a retirada de todo o material que afundou com o auxílio de um guindaste, de modo que não fique nenhuma peça no fundo do mar. Segundo a assessoria, a fôrma já havia sido utilizada para a construção de mais de 50 flutuantes para o Yatch Club.

Outras partes envolvidas

O Comodoro do Yacht Club Ilhabela (YCI), Marco Fanucchi, informou que a fôrma em questão é sim de propriedade do clube, e que teria sido cedida em comodato à prefeitura há mais de um ano, para que a mesma pudesse confeccionar flutuantes ao receptivo de cruzeiros que aportam na região durante o verão.
Segundo Fanucchi, a posse da fôrma e sua manutenção são de responsabilidade da administração municipal, até que seja devolvido o mencionado equipamento ao YCI. “O empréstimo foi autorizado pelo no Conselho Deliberativo, na esteira do histórico do clube, nestes 55 anos de existência, de colaborar, dentro de nossas possibilidades, com a comunidade e região”.
Fanucchi ressaltou ainda que o píer dos pescadores foi totalmente edificado, pago e doado em 2/3 à comunidade local pelo Yacht Club de Ilhabela, assim como o entreposto de pesca. “Temos o maior evento de vela da América do Sul, o maior projeto ambiental privado em parceria como a Cebimar-USP da região. Mantemos, ainda, 24 horas no ar uma estação radio costeira funcionando, a Delta 24, único meio de comunicação, por esta via, que pode contar as comunidades isoladas caiçaras - socorrendo partos, picadas de cobra e até mesmo transportando a Polícia Militar quando da ocorrência de crimes mantemos, também, em grande parte a Apae local, dentre outros inúmeros atos de responsabilidade social, econômica e ambiental”, concluiu o Comodoro.
Já a empresa terceirizada contratada pela prefeitura para realizar a obra não foi encontrada para se manifestar sobre o assunto até o fechamento desta edição.

Reunião da Frente SupraPartidaria

A Frente SupraPartidaria fez a sua segunda reunião na noite de sexta-feira e teve a presença de todos os partidos que fazem parte da Frente SupraPartidaria e os pré-candidatos a prefeito.Os pré-candidatos caminham firmes com suas propostas e cada dia trazendo mas parceiros para compor com a Frente SupraPartidaria. 
Conheça os pré-candidatos:

Álvaro de Alencar
Edu Gama - PHS
Guilherme Araújo - PRB
Omar kazon - PR
Rodolfo - PT

Este é melhor momento politico que Caraguatatuba tem para poder definir se quer continuar do jeito que esta ou se quer mudanças.

Convite

Deco diz recusar salário para evitar 'encheção de saco' O meia Deco, em recuperação de lesão muscular do time do Fluminense, comentou nesta sexta-feira sobre sua decisão...

O meia Deco, em recuperação de lesão muscular do time do Fluminense, comentou nesta sexta-feira sobre sua decisão de pedir para não receber salário. Segundo o luso-brasileiro, que ficou grande parte de sua passagem pelas Laranjeiras no estaleiro, sua atitude foi para evitar as críticas, que definiu como 'encheção de saco'.
'No Brasil, há a sensação de que quem trabalha é ladrão. Receber bem pelo que você faz é um crime aqui. Quis fazer isso para eu poder seguir este ano sem encheção de saco', desabafou Deco.
'Se acaso tiver lesão, prefiro que não me paguem. Não acho que é o correto, já deixo bem claro. Nenhum jogador tem que fazer isso, porque não está roubando de ninguém. Fiz isso por uma questão minha, pessoal', comentou o meia ao programa Zico na Área, do Esporte Interativo.
Desde que chegou ao Tricolor, o time disputou 72 jogos, mas Deco só esteve em campo em 30 (42%) e marcou apenas dois gols. Mesmo fora de ação, ele é valorizado pelo restante do elenco como uma referência e uma liderança.
O técnico Abel Braga confirmou nesta sexta-feira o time que vai a campo contra o Bahia, domingo, em Pituaçu. Sem mistérios, Abel adiantou que Wallace e Rodrigo substituem Mariano e Diogo, suspensos. Fred, cortado da seleção brasileira por lesão, foi poupado do treino desta sexta, mas está confirmado para a partida.

LUCAS 18:17 - Leia Por Favor‏

ORE COM FÉ



 "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."


 Deus está no controle


POR FAVOR, LEIACOM FÉ.


 Esta é uma oração impressionante. Crê simplesmente Nele e serás abençoado.


Lucas 18:27 O problema com muitos de nós é que não cremos que Deus abrirá uma janela e derramará bênçãos sem medidas na vida de cada um, que não teremos lugar nem sabemos como recebê-las. Proponho a qualquer pessoa a provar a Deus. Ele é fiel em sua palavra. Deus não pode mentir e suas promessas são seguras.


Três coisas lhe sucederão esta semana que vem:


(1) Você terá ajuda de alguém de quem não espera;


(2) Você será demasiado relevante para ser ignorado;


(3) Você terá um encontro com Deus e você jamais será o mesmo.


 A oração por você hoje é:


“Que os olhos que lêem esta mensagem não vejam mal algum ao redor, As mãos que enviarão esta mensagem a outros não trabalhem em vão, A boca que diz Amém a esta oração reine para sempre”.


Permaneça no amor a Deus enviando esta oração a todos em sua lista. Tenha uma viagem fascinante pela vida no amor a Jesus Cristo. Confie no Senhor de todo seu coração pois Ele nunca falha e é fiel em suas promessas.

Se você necessita de verdade de uma bênção, continue lendo este e-mail: Pai Divino, Deus amável e piedoso, te rogo que abençoes abundantemente a minha família e a mim. Sei que o Senhor reconhece que uma familia é mais que uma mãe, pai, irmã, irmão, esposo e esposa, para todos os que crêem e confiam em Ti.
> Pai peço a ti Senhor, bênçãos e graças não somente para a pessoa que me enviou esta oração, mas também para mim e para todos a quem enviei esta mensagem. E que a força da união em oração daqueles que crêem e confiam no Senhor seja mais poderosa que qualquer outra coisa. Agradeço-te de todo coração e com a certeza que as tuas bênçãos chegarão à minha vida. Deus Pai, livra a pessoa que lê esta oração agora, de dívidas e de preocupações por causas de dívidas. Envia a tua sabedoria santa para que eu possa ser um bom administrador sobre tudo quanto o Senhor me tem dado e proporcionado, pois sei que És maravilhoso e poderoso e
> se Te obedecermos e caminharmos em tua palavra tenhamos fé mesmo que do tamanho de um grão de mostarda, o Senhor derramará as tuas bênçãos sobre nós.

Agradeço-te Senhor pelas bênçãos já recebidas e por aquelas que hei de receber porque sei que ainda tens muito para fazer por mim e muito mais que nem eu consigo sequer imaginar. Em nome de Jesus Cristo nosso Salvador, te rogo. Amém.


TOME 60 SEGUNDOS e envie esta mensagem rapidamente e em horas, você terá feito com que uma corrente de muitas pessoas ore a Deus, uns pelos outros. Então, agora sente e observe o poder de Deus trabalhando em sua vida por teres feito a coisa que você sabe que Ele ama.

Seja Abençoado! Concentre-se nas frases abaixo:
'Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez'.
'Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor'.
'A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo'.

Envie para os seus amigos... APENAS FAÇA ISSO - AGORA

denúncia!!ESPALHE AO MÁXIMO!!!‏

Estão desmatando a única mata da praia brava, moto serra trabalhando dia e noite, atrás da construçao do brava beach. 
Os bichos estão saindo pelas ruas desorientados !!!!!
Uma macaquinha saiu na rua desesperada com dois filhotes nos braços sem saber por onde ir! 
Cadê o IBAMA?  As autoridades?

POR FAVOR ajudem a divulgar pra ver se a gente consegue fazer com que parem de desmatar!!!!! 
Que desrespeito com a natureza e o meio ambiente?????

GUIA OAB PARA SEXO SEGURO!!! CONSULTE UM ADVOGADO.‏

ANTES DE TRANSAR.....CONSULTE  SEMPRE UM ADVOGADO 
GUIA OAB PARA SEXO SEGURO
ORIENTAÇÕES SOBRE SEXO SEGURO POR UM ADVOGADO
Você se lembra do tempo em que "sexo seguro" significava usar camisinha para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez? Esqueça, os bons tempos terminaram.
Confira aqui as dicas para sexo seguro que um homem deve observar no maravilhoso mundo feminista moderno!
A coisa está ficando assim: sabe aquela gatinha que você conheceu na balada, que deu a maior mole, você convidou para um motel e ela topou?

Primeiro leve a garota à uma emergência hospitalar e solicite um teste de dosagem de álcool e outros entorpecentes, para evitar acusação de posse sexual mediante fraude. (Art. 215 CP)

Depois passe com ela em um cartório e exija que ela registre uma declaração de que está praticando sexo consensual, para evitar acusação de estupro.
(Art. 213 CP)

Exija também o registro de uma declaração de que ela está praticando sexo casual, para evitar pedido de pensão por rompimento de relação estável.
(Lei 9.278, Art. 7)

Depois vá a um laboratório e exija o exame de beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana) para ter certeza que você não é o pato escolhido para sustentá-la na gravidez de um bebê que não é seu.
(Lei 11.804 Art. 6)

No motel ou em casa, use camisinha e nada de "sexo forte" pra evitar acusações de violência doméstica e pegar uma Maria da Penha nas costas.

Além disso, você deve paparicá-las, elogiá-las, jamais criticá-las ou reclamar coisa alguma, devem ser perfeitos capachos, para não causar qualquer "sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral", sem que tenha obviamente os mesmos direitos em contrapartida.(Lei 11.340 Art. 5)

Na saída do motel leve-a ao Instituto Médico Legal e exija um exame de corpo de delito, com expedição de laudo negativo para lesões corporais (Art. 129 CP) e negativo para presença de esperma na vagina, para TENTAR evitar desembolsar nove meses de bolsa-barriga caso ela saia dali e engravide de outro.
(Lei 11.804 Art. 6)

Finalmente, se houver presença de esperma na vagina da moça, exija imediatamente uma coleta de amostra para futura investigação de paternidade (Lei 1.060 Art. 3 inciso VI) e solicitação de restituição de eventuais pensões alimentícias obtidas mediante ardil ou fraude.
(Art. 171 CP)

Fazendo tudo isso, agora você pode fazer "sexo seguro".

Se Ainda Estiver interessado!!!!!!!

Exército não aceita acordo de Cabral com traficantes‏

O MORRO DO ALEMÃO ESTÁ EM GUERRA ( DE NOVO) PORQUE NOS LOCAIS EM QUE O EXÉRCITO ESTÁ FAZENDO PATRULHAMENTO, OS MILITARES ( AO CONTRÁRIO DA POLÍCIA CIVIL E DA POLÍCIA MILITAR, DO GOVERNO SÉRGIO CABRAL) DO EXÉRCITO NÃO ESTÃO PERMITINDO A VENDA PACÍFICA DE DROGAS NAS SUAS JURISDIÇÕES, QUEBRANDO, COM ISSO, O ACORDO DO GOV. ESTADUAL (S. CABRAL) COM OS TRAFICANTES.
EM REPRESÁLIA, OS TRAFICANTES DO MORRO DO ALEMÃO, PATRULHADO PELAS TROPAS DO EXÉRCITO, DECLARARAM GUERRA TOTAL CONTRA SEUS OPOSITORES.

LEIA O TEXTO ABAIXO PARA SABER MAIS

"FAVELAS PACIFICADAS ?? COMO ASSIM ?
Por Helio Fernandes - Tribuna da Imprensa
 A “pacificação” das favelas do Rio não passa de um acordo feito entre o governador e os traficantes, que podem “trabalhar” livremente, desde que não usem armas nem intimidem os moradores das comunidades.

Em dezembro do ano passado publiquei, aqui no Blog, um importante artigo de denúncia, mostrando que a política de “pacificação” das favelas não passa de uma manobra eleitoreira do governador cabralzinho, que inclui um incrível e espantoso acordo entre as autoridades estaduais e os traficantes que atuavam (e continuam atuando) nessas comunidades carentes.


O acordo está “firmado” sob as seguintes cláusulas:
1 – Os traficantes somem com as armas da favela, com os “soldados” de máscaras ninjas, com os olheiros e tudo o mais.
2 – A PM entra na favela, sem enfrentar resistência, ocupa os pontos que bem entender, mas não invade nenhuma casa, nenhum barraco, e não prende ninguém, pois não “acha” traficantes ou criminosos.
3 – A favela é tida como “pacificada”, não existem mais marginais circulando armados, os moradores não sofrem mais intimidações, não há mais balas perdidas.
4 – Em compensação, o tráfico fica liberado, desde que feito discretamente, sem muita movimentação..
Até o Blog publicar esses artigos, ninguém havia tocado no assunto. A implantação das chamadas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) vinha sendo saudada pela imprensa escrita, falada e televisada como uma espécie de panacéia na segurança pública. Era como se, de súbito, as autoridades estaduais e municipais tivessem conseguido “colocar o ovo em pé de Colombo”, resolvendo de uma hora para outra o maior problema da atualidade: a violência e o tráfico de drogas nos guetos das grandes cidades.

Não há dúvida, esse é UM DOS MAIORES DESAFIOS DA HUMANIDADE. Como todos sabem, em praticamente todos os países do mundo, governantes e autoridades da segurança pública continuam sem saber como enfrentar e vencer o problema da criminalidade e do tráfico. Menos no Rio de Janeiro. Aqui, houve uma espécie de “abracadabra”, coisa de carioca que se acha o cara,  um toque de varinha de condão e, num passe de mágica, as favelas foram “pacificadas”, que maravilha viver aqui no Rio, afinal de contas é a "Cidade Maravilhosa". Tinha o "menino do Rio" agora temos o tal de "Rodrigo Pimentel", o sabe tudo da TV Globo.


O mais interessante: não foi disparado UM ÚNICO E ESCASSO TIRO, os traficantes e “donos” das favelas não lançaram uma só granada, um solitário morteiro, não acionaram seus lança-chamas, seus mísseis portáteis, seus rifles AR-15 e M-16, suas submetralhadoras Uzi, nada, nada.

No artigo-denúncia que publiquei no final de dezembro e nos outros que se seguiram em janeiro, chamei atenção para esse fato espantoso: ninguém reparou que a tal “pacificação” foi fácil demais, não houve uma só troca de tiros?

O pior foi a atitude do governador cabralzinho, que deve pensar (?) que os demais cidadãos são todos imbecis e aceitam qualquer “explicação” que lhes seja fornecida pelas autoridades. Recordemos que foi ele quem teve a ousadia e a desfaçatez de vir a público e proclamar, textualmente: “DEI PRAZO DE 48 HORAS PARA OS TRAFICANTES DEIXAREM O CANTAGALO-PAVÃO-PAVÃOZINHO”.
Como é que é? O governador esteve com os traficantes, “cara-a-cara”, e fez o ultimato? Ou mandou recado por algum amigo comum? Como foi o procedimento? Ninguém sabe.


O que se sabe é que o governador alardeava (e continua alardeando) que, em todas as favelas onde a Polícia Militar instalou as UPPs, os traficantes e criminosos simplesmente sumiram, assustados, amedrontados, apavorados.
Seria tão bom se fosse verdade!! Mas o que é a verdade para esse governador enriquecido ilicitamente, cuja mansão à beira-mar em Mangaratiba virou ponto de atração turística? Para ele, a verdade é a versão que ele transmite, por mais fantasiosa que seja, como se fosse um ridículo Pinóquio de carne e osso (aliás, muito mais carne do que osso, já caminhando para a obesidade precoce), a inventar contos da Carochinha para iludir os eleitores mal informados.


Quando escrevi a série de artigos desmascarando a “pacificação das favelas”, houve tremenda repercussão (como ocorre com tudo que sai publicado nesse Blog ou na Tribuna da Imprensa). Mas a maioria das pessoas se recusava a acreditar. Não podiam aceitar que um governante descesse a nível tão baixo, criasse tão estarrecedora mistificação, tentasse manipular tão audaciosamente os eleitores.
Mas meus artigos plantaram a semente da dúvida. Nas redações, os jornalistas começaram a questionar a veracidade do sucesso dessa política de segurança pública. Até que, há dois ou três meses, O Globo publicou uma página inteira em sua seção “Logo” (que é uma espécie de “pensata”), ironizando a facilidade com que as favelas teriam sido “pacificadas”. (Não me deram crédito nem royalties, é claro, mas fico esperando o pré-sal).


No dia 2 de julho, mais uma vez O Globo, em reportagem de Vera Araújo, comprova que meus artigos de denúncia estavam corretos. Sob o título “FEIRÃO DE DROGAS DESAFIA UPP”), com fotos impressionantes feitas em maio na Cida de de Deus, a matéria mostra que o tráfico de drogas está e sempre esteve liberado, exatamente como afirmei.

Ao que parece, a repórter nem chegou a ir à Cida de de Deus. As fotos na “favela pacificada” foram feitas por um morador do local, que as enviou ao jornal. Foi facílimo fazer a matéria, as imagens dizem tudo.

No dia seguinte, mais um repique em O Globo , mostrando que, assim com o tráfico de drogas, também a exploração de caça-níqueis está liberada na comunidade “tomada” pela PM. As fotos, novamente, são de um morador da favela, que o jornal, obviamente, não identifica.

***
PS – Isso não está acontecendo somente na Cida de de Deus.. Em todas as favelas pacificadas ocorre o mesmo.

PS2 – Aproxima-se a eleição e, na campanha, o governador vai massacrar a opinião pública com a divulgação do êxito da “pacificação das favelas”. Este é o ponto mais forte de sua “plataforma” eleitoral, ao lado das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

PS3 – Aliás, UPPs e UPAs, tudo a ver. As UPAs também são um golpe de marqueting político-eleitoral, conforme iremos demonstrar neste Blog.

PS4 – O desgoverno de Cabral é um tema longo, do tipo “E o vento levou”.

E seria bom, seria ótimo, se o vento o levasse permanentemente para longe de nós.

Baduca é atendido e Caraguá terá aquário municipal

Caraguatatuba contará em breve com mais uma opção de lazer. Após aprovação na Câmara Municipal do requerimento de nº 293/2011, o Poder Executivo atendeu ao pedido do Vereador Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho), do PDT, e construirá na cidade um aquário municipal. Essa é uma luta antiga do Parlamentar, que em seu primeiro mandato fez a mesma reivindicação.

A informação foi confirmada no início desta semana pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) durante programa de rádio. Baduca Filho, autor da propositura, comemora essa conquista para Caraguá.

“Conseguimos mais um bem para a nossa cidade. Estou muito feliz por ter tido minha solicitação aceita pelo Prefeito. É mais uma opção de lazer e cultura que poderá ser fortemente explorada. Veremos nossas crianças com um maravilhoso lugar para pesquisar, aprender. Isso é muito bom”, disse.

O Vereador lembrou os benefícios na área de turismo. “Nossa principal fonte de renda aqui é o turismo. Somos uma cidade litorânea que agora contará com mais uma opção para o turista e veranista. Vale lembrar que hoje em dia, Caraguá não recebe turistas apenas na alta temporada, tem muita gente vindo para cá em qualquer época do ano”, falou.

O município de Santos, no litoral sul paulista, foi a primeira cidade do Brasil a ter um aquário público, em 1945. O local é o parque mais visitado do estado de São Paulo, sendo superado apenas pelo Zoológico. Atualmente, o aquário da baixada santista conta com mais de 200 espécies, num total de 4 mil animais aquáticos que ocupam seus 30 tanques.

Projeto de Silmara incentiva uso de papel vindo de madeira reflorestada

A favor do meio ambiente, a Vereadora Silmara Selma Mattiazzo, do DEM, elaborou um Projeto de Lei que dispõe sobre a necessidade de o papel adquirido pelos órgãos da administração direta e indireta do município de Caraguatatuba possuir o selo FSC, certificado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, que ateste sua origem ambientalmente correta.

Silmara tem como objetivo incentivar o consumo de papeis provenientes da madeira de reflorestamento. A Parlamentar disse que a principal preocupação é garantir que a madeira, matéria prima utilizada para fabricar papel, não seja oriunda de árvores nativas.

“Somos a favor do meio ambiente. Nosso projeto ajudará a preservação da natureza. Não podemos privilegiar empresas que cortam árvores nativas. O objetivo é iniciar essa medida nos órgãos públicos e posteriormente ver a cidade toda incentivando essa ideia”, comentou.

“Assim sendo, o poder público não pode compactuar com a destruição das florestas. Deve exigir nos seus procedimentos o que há de mais moderno em tempos ambientais, preocupar-se com o que ocorre no plano local, estadual, nacional e global, tendo em vista que a temática hoje do meio ambiente transcende fronteiras”, diz.

Se aprovado e promulgado, só poderão ser comprados pelos órgãos, papeis com selo FSC, que é uma garantia de origem que serve para orientar o comprador atacadista ou varejista a escolher um produto diferenciado e com o valor agregado. “Isso permite ao consumidor consciente a opção de obter um produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades florestais”, finalizou.