GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 23 de julho de 2011

Paróquias celebram dia de São Cristóvão com carreata

Padres das sete paróquias de Caraguatatuba farão benção especial para os motoristas neste domingo, a partir das 11h, na Praça de Eventos, no Centro

Josiane Carvalho

Para comemorar o dia de São Cristóvão – celebrado todos os anos em 25 de julho – a Diocese de Caraguatatuba realizará uma carreata neste domingo a partir das 11h. Após o percurso, que sairá das sete paróquias da cidade em direção à Praça de Eventos, um grupo de padres fará a benção nos veículos que passarem pelo local até às 14h.
Além disso, serão distribuídos adesivos com a imagem do santo, considerado padroeiro dos motoristas. O objetivo do encontro é justamente fazer um alerta sobre a responsabilidade no trânsito. Os interessados em participar precisam comparecer em uma das igrejas no domingo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese de Caraguatatuba, a imagem utilizada durante o percurso da carreata será a mesma que fica no trevo de entrada da Cidade. “Amanhã já começaremos a preparar o evento. Na semana passada a imagem foi retirada do trevo que passou por um processo de restauro e será apresentada à população durante uma missa, marcada para as 19h30 na paróquia de São João Batista, no Poiares. Esta imagem sairá desta mesma paróquia, no domingo logo pela manhã”, disse.
Ainda segundo a Assessoria de Imprensa, a carreata marca a retomada de um evento já realizado na cidade há pelo menos sete anos. “Este foi um dos eventos marcantes de Caraguá e, por isso mesmo, a Diocese decidiu retomar as atividades e, quem sabe, no futuro ampliar cada vez mais o número de motoristas participantes. Na época, o jornalista Roberto Espíndola foi o grande idealizador da carreata. E para relembrar estes momentos, faremos um mural com fotografias históricas do acervo pessoal dele. Diante disso,
fica o convite especial para aqueles que quiserem aparecer na Praça de Eventos, onde os padres farão a benção”.
A carreata está sendo realizada pela Diocese, com o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio das secretarias de Trânsito e Educação, polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Departamento de Estradas e Rodagens (DER). “A partir do momento que os motoristas saírem de suas paróquias em um dos bairros, os agentes de trânsito acompanharão os veículos durante todo o percurso até chegar à região central”.
Participarão do evento, as igrejas Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá; Paróquia Santo Antonio, no Centro; São João Batista, no Poiares; Nossa Senhora da Glória, do Travessão; Paróquia São José, no Morro do Algodão; Santa Terezinha, na Martim de Sá e Nossa Senhora da Visitação, no Massaguaçu;

Coroinhas

Um grupo de aproximadamente 30 coroinhas da Paróquia Santo Antonio, no Centro, fará o pequeno trajeto até a Praça de Eventos vestidos com roupas de frades e de bicicletas à frente do cortejo.

ONU

No ano passado a Organização das Nações Unidas lançou a Década Mundial de Ação pelo Trânsito por meio da qual os governos de diversos países se comprometeram a adotar medidas de prevenção de acidentes no trânsito, que atualmente são responsáveis por cerca de 1,3 milhão de mortes por ano. No Brasil, iniciativas preventivas são sempre lançadas para que a população tome consciência, no entanto, o número de acidentes ainda é muito grande.

História

Logo na entrada de Caraguatatuba, na Praça 1º Centenário, no trevo de acesso à cidade, uma pequena imagem de São Cristóvão está instalada em uma pedra. Segundo a assessoria de Imprensa da Diocese de Caraguatatuba em 1983, o jornalista Roberto Espíndola era vice-presidente da Associação das Emissoras de rádio e Televisão do Estado de São Paulo, e no desempenho de sua função viajava muito pelo interior de São Paulo. Em uma dessas viagens ele envolveu-se em um grave acidente, mas invocando a proteção do santo conseguiu sair ileso. Em sinal de gratidão, assumiu o compromisso de trazer para Caraguatatuba a imagem do padroeiro dos motoristas, de forma a que pudesse ser reverenciado pelos que estão ao volante, estendendo a todos sua proteção

Centro de Reabilitação do Porto Novo deve ser entregue até setembro

Prefeito Antonio Carlos diz que local será exclusivo para tratamento de mulheres com dependência química

Graças a uma grande e antiga demanda na região por um local onde possa ser realizado um tratamento para dependentes químicos, a Prefeitura de Caraguatatuba deve instalar dentro de um ou dois meses, no bairro Porto Novo, na região sul da cidade, o primeiro Centro Especializado de Recuperação para mulheres com dependência química do Litoral Norte.
Para abrigar a unidade, foi desapropriada uma área no Jardim do Sindicato, onde costumava funcionar a Colônia dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Segundo o prefeito Antonio Carlos da Silva, a casa tem capacidade para cerca de 60 mulheres dependentes de álcool e/ou drogas. Ainda de acordo com ele, o critério utilizado para a escolha do local foi o preço do imóvel. “É um prédio novo, bom, que vale cerca de R$ 2 milhões. Nós pagamos R$ 600 mil”, conta. Antonio Carlos explica que a entidade escolhida para realizar o gerenciamento do local – que deverá ser a Fundação Orsa ou a Renascer – ficará responsável pela manutenção financeira do Centro de Reabilitação, tendo o espaço em regime de comodato.
O projeto deverá contar com infraestrutura suficiente para oferecer apoio físico e psicológico às pacientes, para que não apenas se recuperem, mas também sejam reintegradas à família e a sociedade.
Ainda segundo o prefeito, o objetivo é fazer com que a cidade seja referência em políticas públicas.

Local escolhido gera reclamação de alguns moradores

Alguns moradores do Porto Novo estão descontentes com o local escolhido para o Centro de Reabilitação. O presidente da associação dos moradores do Jardim Parnaso, Jardim das Colônias, Brasil e Flecheiras, Antonio Ruiz, 66 anos, é totalmente contra a localização do espaço. “Não somos contra obras dessa natureza, que reintegram pessoas à sociedade, porém o local escolhido não é viável por ser turístico, residencial e próximo à escola e a creche do bairro”, declara. “Já existe um abrigo municipal em nosso bairro que está causando transtornos à vizinhança devido à falta de controle e organização”, complementa Ruiz.
Segundo ele, foram recolhidas mais de mil assinaturas em um abaixo assinado que está circulando nas cerca de 40 colônias e comércios dos arredores. “Ninguém está favorável”, garante.
O vice-presidente da associação e administrador da Colônia de Férias dos Metalúrgicos, Frutuoso Bispo do Nascimento, 73 anos, também está descontente. Segundo ele, cerca de 2 mil pessoas moram no bairro e aproximadamente 7 mil turistas visitam as colônias diariamente. “Não tem cabimento fazer isso aqui. O projeto é louvável, mas em outro lugar”, reclama Nascimento, que pede que o assunto seja discutido com a população.
A empresária Fernanda Priscila Bonilha Pessoto, 32 anos, também está insatisfeita. “As dependentes não serão obrigadas a ficar dentro do Centro, sairão na hora que quiserem. Lá na Casa do Menor já está dando problema. Estão pulando o muro dentro da casa dos outros”, comenta.
Sandra Sorrentino, 56 anos, vendedora, também é contra o local escolhido. “Não sou contra o projeto, mas tem várias áreas em Caraguá que poderiam ser utilizadas para fazer isso”, diz.

Reunião

Antonio Carlos informa que, assim que for definida a entidade que irá gerenciar o local, uma reunião será promovida junto à comunidade. Segundo ele, a população está reclamando sem conhecer o projeto e, até o momento ninguém havia pedido qualquer explicação a ele.
“Eu acho que esse projeto deveria ser elogiado, não criticado. O fato é que existe uma demanda muito grande na região. O Poder Público não pode ser omisso. Sou responsável pela política pública. O que estamos fazendo é raro e totalmente de graça para as pessoas pobres”, diz Antonio Carlos, que acredita que a oposição se deve à politicagem. “Vamos entrar em época de eleição agora e acho que algumas pessoas estão falando em nome de outras”, declara.
“Tenho três filhas. É preciso pensar que essas mulheres são filhas de alguém, cidadãs que precisam de atenção e cuidados públicos. Temos que recuperar suas vidas e a de suas famílias”, finaliza o prefeito.

Caraguá tem Casa Transitória para a população adulta de rua e pode abrigar mendigos por até 30 dias

Devido ao recente aumento de moradores de rua nas quatro cidades da região, registrado pelas prefeituras locais, e constatado no dia-a-dia de muitos munícipes, as administrações municipais apresentaram modelos de planejamento para a diminuição dos impactos para as cidades e para a população.
Em Caraguatatuba, a Secretaria de Assistência Social tem uma unidade denominada Casa Transitória para a População Adulta de Rua, no qual o usuário poderá permanecer por um período máximo de até 30 dias. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a Casa Transitória conta com assistente social e psicólogo que atendem esta população vulnerável.
De acordo com a política do município, qualquer cidadão pode ligar para a Casa ou para a Secretaria de Assistência Social e informar o endereço onde há moradores de rua. Assim será solicitada a visita de um técnico responsável ao local. Ainda, os próprios moradores de rua podem procurar a Casa Transitória para pedir abrigo.
Segundo a Secretaria, três vezes por semana é realizada uma abordagem em todo o município ou, conforme chegam denúncias para que sejam realizadas as visitações dos técnicos. Ela ressalta que não há na cidade m controle específico para evitar que essa população permaneça nas ruas, pois todos têm o direito de ir e vir. Entretanto, o número de moradores de rua aumenta significantemente na alta temporada, pois muitos vêm em busca de trabalho temporário.
A Casa Transitória fica na rua Itaú, 202, no bairro Porto Novo. O telefone de contato é o (12) 3883-7919.
Em São Sebastião, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) declarou que o atendimento ao morador de rua é realizado através do Núcleo de Atendimento da Assistência Social, Centro. O morador cadastrado recebe
orientação e se tiver interesse também são colocados à disposição local apropriado para banho e refeição, além de contato com familiares.
Já em Ubatuba, quem precisar de apoio poderá se dirigir à Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social situada na rua Paraná, 375, no Centro. A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e Secretaria de Segurança Pública têm intensificado as rondas e muitos deles solicitam passagem para voltarem para as suas casas.
No município de Ilhabela a Secretaria de Assistência Social oferece atendimento aos moradores de rua com o serviço de acolhida no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O trabalho é realizado diariamente, tanto quando essas pessoas procuram o poder público ou quando funcionários vão a campo conversar com tais moradores, com o objetivo de encaminhá-los a sua cidade de origem ou para o retorno ao convívio familiar.

LN registra 3,5 mil demissões a mais do que contratações no primeiro semestre do ano

As últimas tabelas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, revelaram uma situação bem negativa para o mercado profissional do Litoral Norte. Todos os quatro municípios (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela) registraram em junho déficit na evolução do emprego formal. O desempenho ruim da economia regional em junho colaborou para um dos piores resultados dos primeiros seis meses na Costa Norte Paulista. No acumulado deste semestre, foram 3.452 demissões a mais do que admissões na região.
Novamente a grande vilã foi a construção civil, principalmente, na cidade de Caraguatatuba. O setor foi responsável pela demissão de quase 500 trabalhadores só em junho. Neste primeiro semestre, em Caraguá, o número de demitidos na construção civil superou a marca de 2 mil pessoas.
Segundo fontes, essa redução já era esperada uma vez que as obras de construção da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) estão em fase de encerramento. Foram mais de 4 mil trabalhadores contratados nos últimos quatro anos apenas no setor da construção civil.
A cidade central do Litoral Norte também é a maior responsável pelo déficit na evolução de emprego regional. Nos primeiros seis meses deste ano, a economia caraguatatubense demitiu 7.164 pessoas, ante a contratação de apenas 4.855 trabalhadores, o que representa um saldo negativo de 2,3 mil vagas no período.
O município portuário também deve se lamentar pelos números de junho divulgados pelo Ministério do Trabalho. No mês passado, a economia de São Sebastião demitiu quase 100 pessoas a mais do que admitiu e terminou com mais demissões do que contratações o primeiro semestre de 2011. Até maio, a cidade era a única da região que ainda estava no azul no acumulado do ano.
Em Ubatuba, a evolução de emprego permaneceu com a tendência negativa. No mês passado a economia local demitiu 380 pessoas, enquanto, 346 trabalhadores assinaram a Carteira de Trabalho (saldo de -34 vagas). O último resultado fez com que a cidade fechasse o primeiro semestre com 871 desligamentos a mais do que contratações. No arquipélago a situação é semelhante. Com um déficit de 16 vagas em junho, Ilhabela fechou o primeiro semestre com 172 demissões a mais do que as admissões.
Nos primeiros seis meses do ano passado o Litoral Norte também apresentava déficit na evolução de emprego, porém, bem menor do que o atual. Se de janeiro a junho de 2010 a região só tinha demitido 270 pessoas a mais do que contratado, no mesmo período desse ano, o saldo negativo é 13 vezes maior (-3.452). Com o término das férias de julho e o fraco movimento turístico esperado para agosto e setembro, o cenário do mercado de trabalho regional tende a ficar ainda pior nos próximos meses.

Afrah Modas Caragua Praia Shopping faz a moda

Muita chuva em Caraguatatuba, defesa civil de alerta total. . .

Bom dia blogueiros